quarta-feira, outubro 15, 2008

Seixal graffiti: contributo


Na sequência da organização de mais um Seixal Graffiti pela Câmara Municipal do Seixal, tem-se desenvolvido na blogosfera local (ver aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) um intenso e profundo debate sobre a temática.

Partindo de posições extremadas, as partes digladiam-se sobre esta temática, sendo certo que uns entendem que a iniciativa da Câmara Municipal do Seixal é um incentivo à marginalidade e que os graffiti não são uma forma de expressão cultural e artística mas apenas destruição do espaço público, outros defendem o graffiti como arte e a mais-valia que este certame local representa.

Ao contrário do que foi expresso neste blog pelo meu companheiro de partido Daniel Geraldes, eu entendo que o graffiti é uma forma de expressão cultural e existem verdadeiros artistas nesta área.

No entanto, isto não significa que eu goste ou aceite o graffite como arte suburbana na sua dimensão de destruição da propriedade privada ou pública. Não gosto e não aceito os graffiti nas fachadas dos edifícios; não gosto e não aceito os graffiti nos transportes públicos; não gosto e não aceito os graffiti fora de locais previamente especificados para o efeito.

Creio que a distinção tem de ser feita entre a arte e a destruição dos espaços privados e públicos. Devemos aceitar e fomentar a arte, mas penalizar e punir a destruição, porque efectivamente os graffiti em espaços privados e públicos não contribuem para a valorização de um património visual e estético que merece respeito e consideração.

Tema diferente é o da pintura de murais com mensagens políticas que são defendidas aqui. De acordo com a lei da propaganda é possível faze-lo em espaços reservados para o efeito, mas de maneira alguma podem ser em espaços privados. A JCP Seixal parece ter feito um mural nas paredes da antiga Fábrica de Lanifícios da Arrentela (se alguém souber, gostaria de saber quem é o proprietário) e terá sido impedida de continuar devido à presença das forças de segurança. Resta saber, se estavam ou não a cumprir a lei. Infelizmente, apenas a Câmara Municipal do Seixal pode responder a essa questão.

11 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Filipe é um prazer discordar de ti!!!

Anónimo disse...

Importa aqui dizer q a JCP n foi impedida de pintar o mural ... o q aconteceu foi que 1 bufo eleito pelo PS chamou as autoridades pq dizia ele, q aqueles jovens estavam a fazer vandalismo...

Acontece q após as autoridades terem chegado ao local eles próprias verificaram q n se tratava de nenhum acto de vandalismo, nem tão pouco de qualquer ilegalidade...

Já agora aproveito pra dizer q os jovens n continuaram a pintura do mural dado o adiantado da hora.

Filipe de Arede Nunes disse...

Agradeço o comentário supra. Fica por saber se a JCP local estava ou não a cumprir a lei.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Daniel Geraldes disse...

Para que não haja duvidas em relação á minha posição quanto á atitude da JCP, se fosse eu que estivesse a passar no local e visse que a JCP estava a pintar o muro, tinha feito exactamente a mesma coisa.

Ponto Verde disse...

O "mural" continuava a ser pintado naquele local, Rotunda da Torre da Marinha hoje , quarta feira ás 17.45.

Até é possível que a PSP tenha estado posteriormante no local, pois a essa hora houve um toque entre dois carros que é possivel tenha envolvido as autoridades.

Anónimo disse...

Deixa-os pintar... pois amanha chego lá eu e pinto por cima aquilo que bem me apetecer

Anónimo disse...

Daniel, estás mesmo excitado por teres alguém com quem discordar!

Não se compreende, porque a maioria da população do Seixal discorda da JSD por isso já devias estar habituado ;)

Quanto à iniciativa, não percebo porquê tanto alarido. É algo que j+a vi em muitos concelhos do país, não atendendo às cores políticas, e normalmente a oposição desses outros municípios escolhe temas bem mais interessantes para criticar.


Parabéns à organização, aos participantes. Vi por alto mas pareceu-me correr bem e sem incidentes.

Quanto à JCP, devia saber que o mural político é protegido mas em locais públicos. De qualquer forma, a atitude do eleito do PS foi bem pior, aqui para nós....

Vasco Pereira disse...

Não posso deixar passar em branco mais uma iniciativa do nosso executivo camarário, a 5.ª edição do Seixal Graffiti, mais propriamente, ao incentivo do uso de expressão através do grafiti.
Uma iniciativa que decorreu no nosso concelho nos dias 10, 11 e 12 de Outubro do corrente ano, iniciativa essa financiada por a CMS, ou seja, por os impostos dos contribuintes do nosso concelho. Penso que seja uma questão a ponderar: como andam a ser aplicados os nossos impostos no Seixal?
Em declarações à agência LUSA, a vereadora Paula Santos justifica a iniciativa afirmando que “ ... incentivar os writers (comum designação atribuída a quem faz graffities) a pintarem em espaços organizados, que não incomodassem ninguém ...” continuando assim, “... Decidimos promover o Seixal Graffiti quando nos confrontámos, em vários espaços urbanos, com vários graffitis, alguns deles em habitações e outros em espaços públicos...” acrescentando que, “Nós não concordamos com actos de vandalismo e, por isso, considerámos que os jovens poderiam ser enquadrados de uma forma organizada”. Conclui-se assim com as declarações da vereadora Paula Santos que, “Quando não os consegues vencer, junta-te a eles”, ainda que lá diga o velho ditado “Diz-me com que andas e eu dir-te-ei quem tu és”.
Será que a CMS não percebe que iniciativas destas servem para dar mais força a uma coisa de que apelidam “ARTE URBANA”? será que o executivo camarário não se dá conta de que financiar iniciativas deste calibre é esbanjar o dinheiro dos contribuintes, com problemas actuais de muita importância por resolver, exemplo disso, a falta de segurança em que vivemos diariamente no concelho do Seixal; atitudes destas são uma afronta a todos os munícipes. Vejam o estado em que estão as paredes onde decorreu o evento! admirem o que os nossos filhos andam a pensar para o futuro do nosso concelho! Será isto que os contribuintes querem para o Seixal?
Garanto-vos que não é o futuro que eu quero para o nosso concelho

Anónimo disse...

pinta por cima q nos fazemos outro...e outro...e outro...

Filipe de Arede Nunes disse...

Caro Tiago,

Não sei se a população do Seixal discorda da JSD Seixal. A menos que tenhas realizado um estudo que tenha incluido as propostas da JSD Seixal e o que a população quer, considero a sua opinião sem qualquer fundamento.

Seja como for, obrigado pela sua participação.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Para mim a questão principal nesta discucão não são as ilegalidades mas sim esse tipo de mentalidades retrógadas e mesquinhas, pessoas que não devem ter saido deste pequeno pais e visto o que de melhor é feito lá fora,não vejo outra explicação.Não é presiso ir para longe, basta atravessar a fronteira e fazer uns klm até Sevilha, uma cidade em que até os caixotes do lixo servem como suporte para iniciativas como esta as quais ja existem á muitos anos!
Enfim, hão-de acabar por conformar-se que o graffiti está em todo lado seja em forma de arte ou vandalismo...

blogaqui?