sábado, outubro 04, 2008

Estagios Ocupacionais - Uma Solução de Futuro


Num mercado de trabalho cada vez mais global e mais exigente onde podem os nossos jovens ir buscar uma mais-valia que os prepare para o 1º emprego?

Mais importante o que pode a Câmara Municipal do Seixal fazer? Pois bem a resposta certa seria Estágios Ocupacionais.

Durante os meses de férias de Verão, este programa de Estágios visa permitir aos jovens que frequentam o ensino superior um primeiro contacto com o mundo laboral – estágios em situação real de trabalho – nas áreas ou sectores de actividade abrangidos pela sua formação académica.

Através da colaboração de diferentes entidades de cariz empresarial, profissional e formativo, que apostem em práticas de responsabilidade social, inserir jovens que frequentem o ensino superior, em estágios ocupacionais nas empresas do Concelho de Seixal conferindo aos mesmos uma experiência em contexto profissional que, normalmente, não lhes é proporcionada no âmbito do seu percurso educativo/formativo.

Esta ideia, que não sendo totalmente nova, teria certamente um impacto positivo sobre os índices de empregabilidade dos nossos jovens e ao mesmo tempo diminuiria o flagelo dos jovens licenciados sem emprego.

Por outro lado seria uma atitude concreta por parte da CMS, em vez de assobiar para o ar e dizer que a culpa é do governo!

Pois é! O governo até pode ter culpa de muita coisa... agora não têm culpa da inércia da maioria PCP aqui no Seixal.

15 comentários:

Mauro Santos disse...

A implementação de estágios de Verão para os jovens do nosso concelho, seria sem dúvida uma mais-valia para os estudantes, visto que iriam oferecer a segurança, a motivação e o contacto com a realidade empresarial que falta a muitos jovens durante todo o seu processo académico, incutindo-lhes assim a ambição de frequentar uma universidade e vir a possuir um grau académico superior.

A criação destes estágios poderia ser concretizável através de uma parceria entre a Câmara Municipal do Seixal e algumas empresas do concelho, nomeadamente instituições bancárias, que é sabido apostarem frequentemente nestas iniciativas. Esta medida, para além de permitir aos jovens estudantes ter um contacto directo com o mercado de trabalho e com uma realidade que vão ter que enfrentar num futuro próximo, também contribui para o enriquecimento curricular do mesmo, podendo vir a ser preponderante num ingresso futuro no mercado de trabalho.

Bom post Davive, partilho bastante da ideia de estágios de Verão e sempre o defendi.

Daniel Geraldes disse...

Davide muito bem visto, mas o problema é que estes senhores só arranjam estagios para os construtores civis, e estes vão-se entretando e construindo pelo Concelho todo. Para estes comunistas nada existe no Seixal, para alem de uma baia prometida há 30 anos e construtores civis.

Anónimo disse...

Boa. Gostei.

Ponto Verde disse...

Caro autor, permita-me discordar pois está a ser injusto com a CMS.

- A Câmara do Seixal vai muito além de fornecer estágios temporários.

- A CMS funciona como verdadeira central de empregos, veja-se os encartados do PCP a conseguir colocação nos pontos chave da autarquia .

- A CMS funciona como verdadeiro programa "Novas Oportunidades" , veja-se recambiados de outras Câmaras como Aranha Figueiredo.

- Veja-se também as oportunidades dadas aos mais novos, os que fazem blogues a defender o sistema, vão progredindo paulatinamente nas listas de acesso ao emprego.

Perante os três pontos anteriores, Estágios , para quê ?

Anónimo disse...

Quando acabar o curso vou me filiar no PCP ! =D é mais simples que andar por ai a fazer entrevistas e mandar curriculos mais que isso posso ser incompetente que ainda sou promovido a vereador.

Anónimo disse...

O unico estagio que vocês têm no PCP é construir a festa do Avante para o partido, seus fachos.

Anónimo disse...

Aos anónimos laranjinhas que querem tacho, o melhor é escreverem-se militantes do PS, e vão verem que conseguem um tacho no INATEL, perguntem como aos candidatos derrotados do PS às juntas de freguesia de Amora e Corroios.

Filipe de Arede Nunes disse...

A contra-informação comunista continua a querer confundir as palavras e a deturpar as propostas.

Infelizmente, é cada vez mais dificil fazer política de uma forma séria quando quase todos os actores em cena se preocupam mais em desempenhar o seu triste papel que nem chegam a compreender.

Ainda assim, a JSD Seixal não se deixará perturbar e continuará a apresentar as suas propostas

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

O tesoureiro Filipe a dizer que quer fazer politica de fomra séria! Deixem-me rir, o PSD/JSD só faz politica sensacionalista... só se preocupa com a primeira página de jornal e não com as pessoas... houve alguma preocupação em fazer um "mea culpa" quando souberam que o atraso na apresentação da candidatura ao QREN se deveu à morte de um membro da equipa que estava a preparar a candidatura... Não o PSD continuo a difundir mentiras e a afirmar a clpa da câmara, bem sabendo o que tinha acontecido. O que é que o PSD queria que se obrigasse a equipa a ir trabalhar, não prestando a ultima homenagem a o colega falecido de forma inesperada? Que a maioria obrigasse a coordenadora da equipa a ir trabalhar, quando o marido, com 33 anos havia falecido de forma inesperada? Era isto que o PSD queria!!! meninos tenham juizo respeitem quem trabalhem e não venham para aqui com queixinhas de miudos mimados!!! Ou com a cassete da "contra informação comunista"!!! Sejam homens e cresçam!!!

Filipe de Arede Nunes disse...

O último comentário é fantástico!

Cambada de incompetentes!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Mauro Santos disse...

Quanto ao anónimo, vergonhoso é o PCP usar a morte de uma pessoa como uma coisa banal para se desculpar disto e daquilo...isso sim são coisas de pessoas sem escrúpulos.

Além disso, o PSD nunca criticou os técnicos mas sim o facto da CMS ter de forma florida escondido o seu atraso, isso sim condenamos e pedimos responsabilidades ao responsável politico não a quem trabalha.

Davide Ferreira disse...

Quando se poderia esperar comentários relativos sobre os Estágios Ocupacionais... aparecem uns anónimos que a unica coisa que lhes interessa não é debater propostas mas sim lançar a confusão, a difamação, a infámia.

É triste.

Anónimo disse...

Lá vieram os meninos mimados repetir a sua cassete. Sabem bem que o atraso se deveu à morte do membro da equipa, mas apesar de saberem esse facto, continuam com a mesma cassete, na esperança de que uma mentira repetida mil vezes se transforme numa verdade... E já agora o que aconteceu ao cremesse já estará a dormir, é que não respondeu ao vosso apelo e ainda não respondeu... o menino já deve estar a dormir e a sonhar com o seu vereador...

Anónimo disse...

É uma ideia de valor, acho que a deveriam apresentar em algum órgão autárquico.

Já agora deixo aqui o meu desagrado pelos anónimos que falam de tudo menos do post, construam mais e destruam menos, só vos fica mal, porque todos percebemos de que partido esses anónimos fazem parte.

Continuem assim, força na luta!

Anónimo disse...

Grande ideia, vamos lutar contra os comunistas como se estivessemos na guerra fria, o mundo precisa de voces, jovens de todo o mundo uni-vos

blogaqui?