domingo, outubro 19, 2008

O Mural da Discordia


Será que existia da parte da CMS autorização para pintarem este mural? e autorização por parte do proprietário? Vamos imaginar que sim... que quem pintou tinha todas as autorizações necessárias. Da parte de quem pintou é uma óptima decisão, apenas gastaram dinheiro em tintas... o resto foi de borla.

Agora imaginem que a CMS aplica o mesmo tratamento para quem quiser pintar mensagens políticas nos muros... facilmente se consegue imaginar um concelho em que todos os muros brancos tem mensagens deste cariz. E eu pergunto-me, será isso que os nossos cidadãos querem?

Se por outro lado não existia autorização, então a CMS deveria proceder a remoção do mesmo.

Da nossa parte aguardamos por desenvolvimentos na medida em que já deu entrada na Câmara Municipal um requerimento a pedir explicações sobre esta matéria.

58 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Isto é o Mural do Vandalismo da JCP.

Anónimo disse...

Pertinente.

Anónimo disse...

Estes miudos não sabem mesmo o que dizem, pois no que concerne aos outdors da JSD dizem que não tem de ser autorizados pela Câmara, mas no que concerne à mensagem politica da JCP a mesma tinha que ser autorizada pela Câmara... Ou seja a JSD acha que está acima das outras forças politicas... Quanto ao facto da JCP ter pintado o mural para passar a sua mensagem politica, deve-se dizer que nem todos tem uma máquina de fazer dinheiro como a JSD... è que nem todos podem pagar € 2.250,00 mês, mais IVA, para colocar outdors.

Anónimo disse...

para quê pedir autorização? Também não a pedimos para pintar as vossas caras.

Anónimo disse...

A JSD Coloca outdoors com o uso das estruturas apropriadas e seguindo a legislaçao vigiente, agora admito que nao percebo a comparaçao do ultimo anonimo..deve ser vereador do urbanismo para achar que é a mesma coisa colocar um outdoor a pintar muros e paredes que decerto nao lhes pertencem (o facto de ser propriedade da camara nao implica ser propriedade da JCP, embora no seixal haja recorrentemente essa mania).

Anónimo disse...

As especulaçoes sobre os orcamentos da JSD sao ridiculos, se esses comunistas se preocupassem a gastar de forma sensata o dinheiro dos contribuintes em vez da má gestao de dinheiros publicos que é evidente no seixal talvez o seixal nao fosse o suburbio com má fama em todo pais que hoje em dia é.

Parabens a estes jovens da JSD que tem feito um bom trabalho! Se ainda tivesse idade bem que me juntava a eles!

Nuno Gonçalo Poças disse...

«Estes miudos não sabem mesmo o que dizem, pois no que concerne aos outdors da JSD dizem que não tem de ser autorizados pela Câmara, mas no que concerne à mensagem politica da JCP a mesma tinha que ser autorizada pela Câmara... Ou seja a JSD acha que está acima das outras forças politicas...»

Assim fala Sua Excelência, o Sr. Anónimo, do alto da sua sapiência e majestade. Pois, meu caro, deixe que aqui o imbecil e infeliz lhe explique uma coisa tão simples quanto esta: os outdoors da JSD não violam o direito de propriedade de outrem.

Eu percebo que existam coisas que, de tão simples que pareçam (e sejam, de facto), sejam demasiado inúteis e pequenas para a grandiosidade do pensamento de V. Ex.ª, o Sr. Anónimo. Mas para que não tenha de se preocupar com estas miudezas normais de gente iletrada e miudinha, cá está este humilde escriba para esclarecer alguns aspectos que podem escapar à grandeza de Sua Alteza Real, o Sr. Anónimo.

Eu percebo que existam coisas ruins de ouvir e de ler. Percebo mesmo. Só não compreendo a ignorância e a debilidade mental desta gente...

Cumprimentos a todos: ao Paulo Anónimo, ao José Anónimo, ao João Anónimo, ao António Anónimo e a todos os restantes seres dessa grande família que são os Anónimos. Deviam começar a pensar em arranjar um brasão... A sério. Ficavam mais bonitinhos, de certeza.

Nuno Gonçalo Poças disse...

Errata:

Onde se lê «Eu percebo que existam coisas que, de tão simples que pareçam (e sejam, de facto)», dever-se-á ler «Eu percebo que existam coisas que, de tão simples que pareçam (e são, de facto)»

Anónimo disse...

O certo é que sempre que é escrita uma mensagem política nos murais do concelho do Seixal, por mais acertada ou descabida que seja parece que é sempre feita uma pergunta antes de se tomar a decisão de apagar ou não a mensagem: "foi escrita pela JCP, ou não?". Se a resposta for negativa, apaga-se; se for afirmativa, deixa-se estar, até os mesmos fazerem uma nova.Então e isto significa que este mural é reservado às mensagens da JCP?

Não comento o conteúdo das mensagens, mas há outras formas de fazer chegar as mensagens ao público-alvo sem vandalizar propriedades alheias. E a JSD fá-lo (apesar de serem vandalizadas logo a seguir)! E se a JCP tem problemas monetários resolva-os sem vandalizar as propriedades de outrém!

E é tão bom ver que os membros da JCP comentam o nosso blogue, e que no mesmo admitem que têm por hobbie vandalizar os nossos outdoors!!

Filipe de Arede Nunes disse...

Há aqui um facto que eu não entendo.

Se efectivamente foi a Junta de Freguesia da Arrentela que pintou aquele muro de branco e a propriedade é privado, porque o terá feito? Não é usual as juntas de freguesia pintares propriedades privadas...

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Membros da JCP? Alguém aqui se declarou membro da JCP?

Penso que os membros da JCP têm mais do que se preocupar com as vossas histerias, tais como as implicações do Código do Trabalho no trabalho juvenil ou as alterações do Ensino Superior.

Que, por sinal, é coisa que pouco vos interessa.

Anónimo disse...

Amigos, não que me queira meter nos vossos despiques, mas o mural político é protegido por lei e não precisa de autorização, tal como vocês não precisam de autorização para colocarem um outdoor.

O problema é sim fazê-lo em propriedade privada. Catch it?

De resto, seria absurdo ter de pedir autorização para pintar um mural, por amor de deus! Leiam a lei.

Fiquem bem

Anónimo disse...

Lista completa de chibos e colaboradores do PCP no Seixal , por Feguesia e em que partido estão inscritos (outro partido entenda-se) Vai ficar pasmado . Antes do 25 de Abril tinham um nome , hoje estão na mão do PCP.

Foi o próprio PCP que forneceu a lista . ( estão dirigentes locais regionais e até nacionais do PS assim como eleitos autarcas).

Dispomos também da lista dos funcionarios politicos do PCP no Seixal . Muitos deles ilustres desconhecidos . E dos lugares onde se encontram e como comunicam .

Brevemente num sitio perto de si .

Anónimo disse...

se quem pintou o mural o tivesse feito no muro da sua propria casa, obviamente que nao havia aqui qualquer problema.
A problmatica é simplesmente o desrespeito pelo patrimonio.
Por fim quanto aquilo que a JCP se preocupa, do que tenho conhecimento é apenas a montagem da Festa do Avante e como esta aqui a ser discutido a falta de respeito para com o patrimonio alheio.
Quanto aquilo com que a JSD se preocupa, acho que se perder-se um tempo a ler os arquivos dos post's, as moçoes apresentadas em assembleia municipal em nome do PSD e todas as campanhas que decorreram no seixal, pode vir a ter-se uma boa ideia do que é politica feita por jovens.

Anónimo disse...

Se um senhor anónimo diz: "para quê pedir autorização? Também não a pedimos para pintar as vossas caras." está a assumir que é da JCP e que pintaram as caras...

Mas se realmente não têm que pedir autorização à CMS ou à junta de freguesia para escreverem num mural, ou se esse mural foi cedido com esse fim, tudo bem. Desfrutem e passem as suas mensagens políticas. Esperemos que seja um desses casos.

Anónimo disse...

Não sei se existe ou não concertação entre a junta de ffeguesia ou CMSeixal para pintar ou caiar o muro e logo a seguir ser colocados lá dizeres da JCP e do PCP, mas a verdade é que nenhuma das duas instituições se preocupa com o facto.

Filipe de Arede Nunes disse...

O André Coelho diz que a JCP (a do Seixal presumo!) se preocupa com coisas mais nobres do que os reais interesses da população do Seixal.

Pois será certamente.

Nós na JSD Seixal preocupamo-nos com o que se passa na nossa terra, porque foi neste concelho que nascemos e é aqui que vivemos.

Assim se vê, a diferença entre as forças partidárias. Se a JCP local se preocupasse mais com o que se passa na sua terra, talvez o Seixal fosse um pouquinho melhor.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Filipe de Arede Nunes

Duas coisas para pensares.

1º - As preocupações que listei acima dizem respeito aos jovens do Seixal quer querias, quer não. Repara que não só as questões específicas do Seixal devem ser abordadas, mas também os problemas globais a que todos estamos sujeitos.

2º - A forma de trabalhar que ignora outros problemas de maior e centrando-se excessivamente em questões específicas é uma irresponsabilidade tão grande como fazer o oposto, e demonstra uma forma de trabalhar altamente defensiva e apenas à custa de falar mal das outras organizações locais. Infelizmente, muito típica da JSD.

2º - Os jovens da JCP do Seixal também nasceram e vivem no Seixal, pelo que não são nem mais nem menos que vocês para analisarem os problemas de nosso concelho. Mais uma vez friso: problemas que afectam e nosso concelho e problemas que além de afectaram profundamente e negativamente a realidade do país, afectam também o Seixal em particular.

E isto tudo, numa perspectiva especialmente juvenil. E nisso incluímos o código do trabalho; o novo regime jurídico do ensino superior; a lei do arrendamento jovem; o aumento das propinas; o processo de Bolonha.

Não que não importe à JCP se há uma laje na rua tal que está fora do lugar. Mas há temas muito importantes no nosso país que afectam profundamente os jovens, e estes devem ser abordados. Sem medos.

Cumprimentos,
André Coelho

Filipe de Arede Nunes disse...

Caro André Coelho,

A JSD Seixal é uma estrutura local, sendo certo que se enquadra numa outra de maior âmbito de nível nacional.

O trabalho tem de estar dividido, pelo que cada um se deve preocupar com temas específicos.

Naturalmente que existem problemas transversais à juventude portuguesa e esses merecem também a atenção das estruturas locais, onde se fomenta a discussão e o debate e onde se procura condicionar a actuação da estrutura nacional.

Agora, obviamente que a maior preocupação da JSD Seixal não passa pode ser discutir os temas que apontaste. Seria leviano e ilustrativo de uma realidade absurda.

Nós vivemos no Seixal, um concelho com inúmeros problemas, desde o ordenamento do território, à segurança passando pelas questões ambientais.

É no sentido da resolução dos problemas que afectam imediatamente os jovens e os menos jovens deste concelho que a JSD Seixal tem trabalho.

Para esse efeito e a título meramente exemplificativo, apresentamos na Assembleia Municipal dezenas de moções, onde se incluem a proposta de criação de um cartão jovem municipal e a proposta de criação do conselho municipal da juventude.

Qual foi a posição assumida pela JCP local nessa altura?

Confesso que não sei, mas sei que o PCP na Assembleia Municipal rejeitou por unanimidade as nossas propostas.

Revê-se a JCP local na posição assumida pelo PCP do Seixal?

São estas as questões de que continuaremos a falar. Infelizmente tenho a certeza de que nunca seremos acompanhados pela JCP nestas questões.

Voltando à "vaca fria"!

A JCP local pintou um mural em propriedade privada. Independentemente de sabermos se cumpre o regulamento municipal ou não, é importante referir que o fez em propriedade privada.

Sabemos, e ainda não foi desmentido, que a Junta de Freguesia da Arrentela tinha recentemente pintado de branco o muro onde está esta inscrição. Sendo o local privado, porque o fez?

Não existindo queixa do proprietário, naturalmente que cada um é livre de fazer o que quiser!

Seja como for, todos os cidadãos são livres de achar que a postura da JCP é idêntica a um acto de vandalismo. Afinal de contas, pintam uma parede (havendo queixa do proprietário é um crime de dano) que não lhes pertence!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Parece que a votação nunca mais acaba, agora já informa que há mais 10 dias para votar? Pelos vistos a votação só vai terminar quando o PSD estiver à frente da votação... Assim se vê a democracia dos laranjinhas

Anónimo disse...

caro anónimo, desta maneira os vermelhinhos tem de vir todos os dias ao blog da JSD, com sorte ao final dos dez dias já vão com algumas ideias concretas para o seixal, duvido é que as saibam implementar... bem alarga-se mais uns dias a votação e pode ser que consigam sair daqui a saber o que é competência!

Anónimo disse...

aqui a unica coisa que se aprende é intrujice

Anónimo disse...

engracado que quando é para falar mal os servidores nunca falham!

Anónimo disse...

Assim se vê a democracia dos laranjinhas... decidem fazer uma sondagem e estabelecem as regras do jogo, no final do tempo que stipularam estão a perder, então prolonga-se o jogo até conseguirem ganhar... Pelo que sei o tesoureiro, o cremesse e o candidato a presidente da distrital estão num sufoco a telefonar para os laranjinhas do país inteiro para virem votar nesta sondagem de modo a evitarem uma humilhante derrota em casa... E estão a telefonar para o resto do mundo, pois já viram que mesmo entre os laranjinhas a CDU ganha no Seixal!!!
Os resultados são claros no final do tempo o PCP ganhou!!! E vir ganhar à casa dos laranjinhas demonstra a força do projecto autárquico do PCP, ningém nos para até 2009!!!

Vasco Pereira disse...

Meus Caros,

Com ou sem autorização, é inadmissível, na sociedade onde vivemos e temos que respeitar, ter atitudes como as apresentadas no post ... pintar muros de propriedade alheia! com propaganda política! Tremenda falta de respeito por parte de quem pintou, de quem mandou pintar e de quem autorizou (se é que havia autorizações legais).

Pintar algo em propriedade alheia é CRIME! com cariz politíco, é falta de ética e muito mais ... todos nós temos responsabilidades para com a sociedade, quando faltamos a elas, temos de sofrer as consequnêcias dos nossos actos.

Tenham atitudes de pessoas reponsáveis.

Anónimo disse...

da mesma forma que a CDU obriga os trabalhadores da camara a fazer greves e plenarios aposto que tambem os obrigou a vir e este blog votar

Anónimo disse...

Ora aí está mais um belo exemplo de democracia dos nossos amigos laranjas! Estamos a perder? Pois alarga-se a votação!

Primeiro alargam um dia mais. Se os leitores do blogue continuam a votar PCP, 'bora alargar mais uma semana!

Olhem que neste ponto nem o PCP nem a JCP deram alguma vez razão de queixa.

Anónimo disse...

Se houve votos PSD's, foram livres.

Se houve votos CDU, foram "obrigados"! Uhh, vem aí o papão do comunismo ;)

Deixem-se de tretas que só vos fica mal. Parta do princípio que quem votou o fez de livre e espontânea vontade, só vos fica bem. Dão um péssimo exemplo de democracia.

Anónimo disse...

Não deixa de ser interessante verificar o silencio do tesoureiro, do cremesse e dos outros laranjinhas, depois do PCP vir aqui ao site laranja ganhar a sondagem... Mais giro é o silencio destes pseudo democratas à chapelada que eles organizaram ao prolongarem indefinidamente a votação até ver se conseguem ganhar e depois de se saber que andam a telefonar a várias concelhias da JSD espalhadas pelo país a solicitarem encarecidamente que votem nesta sondagem.
Os laranjinhas perderam o pio!!!

Daniel Geraldes disse...

Eu acho fantastico a má fé que os comunas colocam em tudo o que a JSD Seixal faz, até numa simples sondagem conseguem ver má fé por parte da JSD, mas uma mentira dita muitas vezes não se torna uma verdade.

Filipe de Arede Nunes disse...

Esclarecimento:

Resolvemos aumentar o tempo deste questionário, na medida em que o mesmo tem sido alvo de grande interesse como bem pode demonstrar o número de votos que já recebeu.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

PS: O que eu gostava mesmo é que os nossos amigos comunistas se dedicassem a responder às centenas de questões levantadas por este blog e que nem uma palavra merecem. Este genero de atitude - apontar baterias para o que não interessa - é uma velha tactica estalinista que os nossos amigos não conseguem esquecer!

Anónimo disse...

Bem agora ao menos sabe-se o porque de nao terem feito a candidatura aos 6 milhoes a tempo...estavam no blog da JSD.

É vergonhoso face á ma gestao que ha 30 anos o Seixal tem,que o unico vislumbre de trabalho vindo CDU seja uma acçao concertada ao blog da JSD Seixal. Há que agradecer o valor que nos é dado, aparentemente e ao contrario do voces apregoam, o nosso trabalho é de facto bom, caso contrario nao iria incomodar tanta gente.

Anónimo disse...

Então, JSD, que se passa com vocês?

Se há votos do PSD, são votos dos visitantes. Mas se há votos CDU, então esses não podem ser dos visitantes?

Estão num concelho onde a maioria da população vota PCP, por muito que vos doa. E vocês teimam em acreditar que as pessoas possam achar o vosso trabalho meritório mas mesmo assim prefiram votar no trabalho do PCP!

Porque acreditem, rapazes, há imensa gente que visita este blogue que, não sendo comunista nem activista CDU, vota PCP.


E vocês têm de aprender a conviver com a diferença, por muito que vos doa.

Anónimo disse...

Filipe, essa desculpa foi a mais esfarrapada que já vi alguma vez publicada no blogue da JSD Seixal, deixa que te diga. Não pode ser assim, têm de aprender a perder, pois só assim irão ganhar.

Lamentável esta atitude da JSD, nunca esperei isto de vocês...

Nuno Gonçalo Poças disse...

«Estão num concelho onde a maioria da população vota PCP, por muito que vos doa.»

Pequeno esclarecimento ao "pedro": a maioria da população do Seixal não vota PCP. Há aqui um ligeiro engano.

A maioria da população do Seixal NÃO VOTA! Esse é que é o grande problema... E é por aí que o PCP lá se vai aguentando...

Anónimo disse...

Olha os peões de brega do candidato, ou seja o tesoureiro e o cremesse, já apareceram... para justificar o injustificável... Quer dizer num universo de 120.000 eleitores, votem 100 e para os laranjinhas isto é uma grande afluência? Não me lixem!!! Mas já sei qual é a próxima proposta do candidato na Assembleia Municipal, as urnas abrem e só podem ser encerradas quando se verificar que o PCP perdeu, pois enquanto os eleitores forem dando o primeiro lugar ao PCP a votação tem de continuar... O vosso conceito de democracia é igual ao de Salazar, e os laranjinhas não passam de salazaristas!!!

Anónimo disse...

Acho que alguém esta aproveitar toda esta brincadeira para fugir ao problema inicialmente em questão, de facto discutia-se aqui a falta de respeito pelo património demonstrada pela JCP, sou um defensor que toda a gente com uma mensagem, uma ideia deve ter oportunidade de a expor e discutir, e de facto existem formas coerentes e não anarquistas de o fazer, o desrespeito pelo património alheio é um assunto grave e admito que seria interessante ver alguém do lado "vermelho" a admitir que talvez o vandalismo não seja uma boa forma de passar a palavra, e ja agora deixo uma sugestão..porque não remediar a falta de civismo demonstrada e pintar a parede outra vez de branco?

Sim porque ( e agora fugindo ao tema) dizem que não há respeito pelas liberdades por alargar o tempo a um inquérito na net que não tem qualquer tipo de regras e cada pessoas pode votar "n" vezes, e que como tal vale o que vale, mas não acham muito maior o atropelo à liberdade que é o cometido pela JCP ? a todos os pseudo defensores da liberdade que aqui chegam e alegam que poder fazer o que a JCP fez é sinónimo que há liberdade, deixem um jovem social democrata elucidar vos e dar-vos uma pequena definição cliché de liberdade " A nossa liberdade individual acaba aonde começa a liberdade de outro", que é como quem diz a falta de respeito demostrada é tipica de um regime autoritario sem qualquer respeito pela liberdade individual, pintar uma parede que nao pertence a JCP é de facto um puro acto de vandalismo, quando existe um estrutura que esta no poder e não mostra estar contra um acto deste genero, implica necessariamente o apoio por tal acçao, o que é muito grave.

Anónimo disse...

Eu acho que o pedro é bipolar. Só assim como quem não quer a coisa...

Anónimo disse...

Onde fica o BLOG da JCP.. onde possa postar aquilo que penso... sem prévia censura??
Alguém sabe?

Anónimo disse...

Alguém sabe?

E se postar no seu mural??

Anónimo disse...

OLha calaram-se os comodistas!!

Daniel Geraldes disse...

Lol, esta discussão já vai tão gira que ali para o meio já me chamam salarazista.

Anónimo disse...

Ehehe seu salarazista!!!!

Anónimo disse...

Onde fica o BLOG da JCP.. onde possa postar aquilo que penso... sem prévia censura??
Alguém sabe?

Anónimo disse...

Mas então o BLOG do PCP ou JCP? alguém sabe ??

Anónimo disse...

Viva Nuno

Repara que aqueles que não votam, também preferem não o fazer pelo PSD.

Voltando à vaca fria: a maioria da população do Seixal, que decide exercer o seu direito de voto (logo, a mais interessada no concelho) vota... PCP.

Não sejam tão histéricos quanto ao facto - e vão ver que se aguentam.

Anónimo disse...

Vamos todos votar no blog da JCP!!
Sabem onde fica!!
Não têm, porque não se podem expressar individualmente... são como ovelhas num rebanho...
meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeejwqnup

Anónimo disse...

A maioria da população nas eleições autárquicas não vota... aí é mais os velhos PCP, tipo o kota barrigudo de umbigo à mostra a fazer de segurança... ou então aquela mãe que está mais preocupada com o filho aparecer numa fotografia a cometer um crime do que a andar na festa do Avante com uma ganda moca...

Anónimo disse...

So para que conste ha dois Pedros a comentar. O pro-JSD (eu) e o pro-CDU, sendo facil perceber qual é qual.
Nao obstante, doravante passarei a identificar me como Pedro S.

Anónimo disse...

Parece que os laranjinhas tem é inveja dos comunas terem uma "granda moca"

Anónimo disse...

Será na Sibéria que está alojado o blog da JCP?

Anónimo disse...

Já viram como se cala os comodistas??
É só falar-lhes na Sibéria

Anónimo disse...

penso que o blog da jcp esta alojado no mesmo servidor que a cms usou para se candidatar aos 6 milhoes..

Comercio do Seixal e Sesimbra disse...

Bons dias
Acabei de tomar conhecimento que um colaborador nosso enviou-vos comentário utilizando nosso email.
Agradeço que, se possível, anulem tal mensagem, pois em nome do Comércio do Seixal somente Vitor Vieira e Angela Rosa o poderão fazer.
Agradecendo todos os incómodos causados, subscrevo-me
Vitor Vieira

Filipe de Arede Nunes disse...

Exmo. Sr. Vitor Vieira,

Assim que nos identificar a mensagem a que se reporta, removeremos o comentário.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Ai agora já eliminam comentários...
Isto é que é democracia, força rapazes! :)

Se o PSD voltar a perder nas votações, dá-lhe com mais umas semanas! Pessoal, vai tudo dar ao mesmo: se só votam velhos, eles votam mais CDU. Se só votam novos, a maioria vota CDU. Se só votam os que se interessam porque a maioria se está borrifando, votam os que querem votar CDU, borrifam-se os do PSD.

Contra factos... não há argumentos! No blogue podem adiar indefenidamente, na vida real não. E afinal, sejamos sinceros, os da JSD são os mais ovelhas que já vi, no que toca a seguir o rebanho!

Filipe de Arede Nunes disse...

Aqui o Jorge anda confuso. Devia deixar-se dessa vida!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

filipe, que raio foi esse comentário?

blogaqui?