segunda-feira, janeiro 19, 2009

Bons Exemplos...que a CDU devia seguir!

Hoje li uma notícia que achei muito interessante, o tema era sobre a verdadeira gestão municipal, virada para as necessidades dos munícipes em prol de uma significativa melhoria de vida. A Noticia é do Sol, e pode ler-se:

“Câmara Municipal anuncia plano de combate à crise

A Câmara Municipal de Pombal anunciou um plano de combate à crise no concelho, que inclui a manutenção dos preços do consumo de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos este ano (…) O presidente da autarquia, Narciso Mota, disse hoje à agência Lusa que o não aumento dos preços daqueles serviços públicos para o ano de 2009, incluindo o não acompanhamento da taxa de inflação prevista, pretende, «essencialmente, ajudar as famílias mais carenciadas do concelho». O plano agora aprovado pela Câmara Municipal prevê também (…) a isenção do pagamento de taxas de licenciamento para a reabilitação e recuperação de imóveis(…).

Ainda no que se refere à população escolar, a Câmara Municipal de Pombal promete, no próximo ano lectivo, o «fornecimento de manuais escolares para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico», a que acresce a «bonificação dos escalões da componente de apoio à família nas escolas da rede pública», sejam estabelecimentos do pré-escolar ou do 1º ciclo. No âmbito deste plano de mitigação dos efeitos da crise, a autarquia deliberou, igualmente, realizar uma reunião extraordinária do Conselho Local de Acção Social, que reúne cerca de 50 entidades com responsabilidades sociais no concelho.”

E A CDU? O que tem planeado para apoio aos munícipes do Seixal face à crise económica?

A câmara de Pombal de executivo PPD/PSD é um verdadeiro exemplo de gestão municipal de qualidade. E há certos pontos a salientar aqui que são de extrema importância. Nomeadamente, a diferença com a câmara municipal do seixal.

A Câmara Municipal do Seixal por mão da CDU aumenta taxas de serviços municipais, tem os máximos legais em todas as taxas que são da sua competência estabelecer, sempre com vista a fazer os seus munícipes pagar o máximo para que depois a CDU possa esbanjar em projectos como o aqui já referido que irá fazer a CMS pagar mais de 30 mil contos por mês para o aluguer dum espaço que não necessita.

Mas não ficam por aqui as diferenças entre as boa gestão, e a gestão incompetente e ditada por interesses da CDU; senão veja-se, enquanto a CDU incentiva á construção desmesurada, a CM do Pombal, isenta as de taxas todos aqueles que quiserem proceder a reabilitação de imóveis, esta é uma medida que tem vindo a ser implementada em toda a Europa, e começa a ser agora uma importante corrente da construção em Portugal onde se estima que durante os próximos anos, será a principal forma de construção em Portugal há semelhança do que já acontece na Europa, e mais uma vez, a CDU no Seixal, anda sempre á margem da evolução sustentável e racional, e teima em desrespeitar o património natural e urbanístico do seixal, emitido licenças de construção que não servem outro interesse senão os próprios interesses da CDU.

Basta! É tempo de acabar com o estigma que foi criado com a gestão da CDU que a Margem Sul é uma zona desprovida de interesse sendo apenas um zona habitacional de má qualidade e com graves problemas sociais. Vamos mudar o SEIXAL antes que seja tarde de Mais.

2 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Li este post pelo menos 2 ou 3 vezes para tentar acrescentar alguma coisa util, mas o post é tão esclarecedor que não consegui acrescentar nada.

Miguel Paulo disse...

Bom post Pedro.

Aqui está a essência dos problemas " "verdadeira gestão municipal, virada para as necessidades dos munícipes em prol de uma significativa melhoria de vida." Este deveria ser um dos direitos fundamentais para todos os residentes no seixal. A conformidade e o "deixa andar" não são solução...

blogaqui?