Assumir Responsabilidades
As Estradas Nacionais, assim como todos e quaisquer planos rodoviários a nível nacional, são responsabilidade do Governo Central que elabora os planos sectoriais, nos quais a Câmara Municipal do Seixal também colabora, ao emitir parecer, assim como todas as câmaras abrangidas. Não obstante, outros instrumentos de gestão territorial estão à disposição da Câmara do Seixal, sejam os PIMOT ‘s ou PDM’s que, ao contrário do que o actual executivo pensa, servem para mais do estabelecer áreas para posterior construção. As alternativas não precisam ser todas “auto-estradas”. Um adequado planeamento urbanístico iria de forma clara preparar todo o território municipal de forma a conseguir responder às exigências das pessoas que moram no Seixal. Talvez o PCP devesse ter pensado nisso antes de fazer proliferar licenças de construção! Houvesse uma correcta gestão dos cofres municipais e não precisaria a Câmara de hipotecar o futuro do Seixal licenciando todas e quaisquer construções, desrespeitando os próprios planos por si estabelecidos apenas para ir buscar mais impostos.
Logo, não vale a pena dizer que a culpa não é do PCP, porque é! O actual estado urbanístico e de infra-estruturas do Seixal, não é culpa senão do PCP que governa (mal) toda a Margem Sul há 30 anos.
Mais: disseram por aqui que o PCP deveria governar mais Câmaras. Então vou deixar uma pergunta no ar: acham que é coincidência, a Margem Sul, independentemente das praias, serras e todas as características geográficas que jogam a seu favor, ser a zona genericamente mais subavaliada da grande Lisboa? Acham que o estigma Nacional que há sobre a Margem sul ser um “deserto” é uma coincidência? Ou será porque em 30 anos os executivos municipais do PCP não souberam governar e fazer valer esta região como um foco de atracção por si só?
Pois é… a JSD não engana ninguém! Basta dar uma volta pelo Seixal que se percebe como a gestão é de fraca qualidade, diga-se, para ver que a incompetência tem gerido o Seixal há 30 anos.
12 comentários:
Pois é Pedro, até o Marquês de Pombal que viveu há 3 séculos teve mais visão que estes senhores.
muito bem!
Já agora a Câmara Municipal do Seixal também é culpada das unhas encravadas dos municipes?
Feliz 2009 para todos!
Ontem (sábado) falaram do sapal de Corroios no programa Biosfera que dá na RTP2 de manhã.
bjs
E também é culpada de a JSD não investigar nada do que fala? Enfim!
Como parecer que não se informam, aqui vai:
- A construção de estradas do plano rodoviário nacional é competência da Administração Central (isto significa Governo, nos quais esteve o PSD e o PS).
- Apesar disso, os vários Governos do PS e do PSD nada fizeram para a construção da Estrada Alternativa à Nacional 10.
(outra...)
- Por não haver iniciativa do(s) Governo(s) - mais uma vez, PS e o vosso PSD - a CMS dediciu avançar em 2005 com a 2.ª fase desta obra, construindo o troço Corroios – Quinta da Princesa.
(isto está a começar a doer)
- A obra teve de ser suspensa porque o Governo PS interpôs à CMS que o abate de alguns sobreiros para a construção da Estrada só podia ser efectuado após autorização governamental.
(tudo bem)
- Depois,a CMS fez todos os procedimentos legais para que esta obra se viesse a concretizar, tendo de se submeter à demora da Justiça Portuguesa (não há cunhas...) e à impassibilidade do Governo.
Depois disto tudo, aqueles que estiveram no Governo - mais uma vez, PS e PSD vêm agora dizer que a culpa é toda da CMS!
Mas isto é um complot? Se não fosse trágico teria a sua piada. fazem tudo para impedir a progressão destas obras enquanto governo, para logo virem atacar a CMS pelo outro lado!
Nem tenho comentários para este tipo de gente.
Correndo o risco de repetir o que foi dito...muito bem!
Caro tiago,
se reler o texto ao qual está a responder, vai ver que o seu comentário, foi no minimo desprovido de sentido.
Mais, logo no inicio do seu comentário demostra que nem se deu ao trabalho de ler o texto do post.
Mas eu explico: Os planos rodoviários como planos sectoriais, são elaborados pela adminstração central (governo) mas são acompanhados, entre outros organismos competentes pelas autarquias ( neste caso, camara municipal do seixal).
Quanto aos restantes anónimos,
Não exigimos mais à Camara Municipal do Seixal do que aquilo que lhe compete.
E como referi, a alternativa à EN10 nao precisa de ser uma grande obra, bastava acessos locais capazes de fazer escoar o transito pois os utilizadores da EN10, maioritariamente usam a mesma como itenerário local ou intramunicipal.
Mas admitir isto, é admitir a grave lacuna no planeamento, gestão e organização territorial do executivo do PCP.
Mas quando a obra for licenciada vamos quanto demora até ficar concluida, deve ser como o Moinho de Mare, mais sete anos...
Realmente, depois de ler este post fico parvo. Com o PSD, claro. Depois de boicotar a obra no governo vêm agora queixar-se... Nem com o Durão nem com essa coisa fantástica que foi o Santana Lopes o governo fez o que lhe competia. A CMS não pode (infelizmente) desembargar este problema, o despacho tem de ser assinado pela Secretaria de Estado - que é do PS. É com cada uma...
Quem fica parvo com o que se lê as vezes neste blog sou eu, então o PSD cumpre o seu dever que é defender o interesse ambiental do Seixal, defender a sua população da incompetência e ainda é criticado por isso, há com cada um.
Acho que a CM do Seixal é extremanente competente a induzir os seus simpatizantes.
Cria vedades paralelas que são repetidas vezes sem fim pelos seus militantes, nas praças, cafés, etc.
Conseguir vir para aqui afirmar que a culpa é do goveno central, quando estamos na presença da Câmara Municipal do País que menos investiu em novas estradas (quantos Km de Estradas construidas pela CMS??)
A expressão Estrada Municipal diz-lhe alguma coisa senhor Tiago.
Que grande lavagem cerebral!
E quer saber a história completa da alternativa ( e repare que se chama alternativa e não estrada nacional), se calhar podemos começar quando a CM de Almada conseguiu um fundo comunitário para a construção da mesma e a CM do Seixal mais uma vez não concorreu a esse fundo estavamos nos principios dos anos 90.
Depois, mediante uma contrapartida do grupo Carrefour, lá os franceses dispuseram-se a pagar a alternativa e foi ver um crescer de outdoors como se a obra fosse da CM do Seixal... depois "alguém" cortou os sobreiros sem autorização, alguém junto a estrada durante dois dias, com maquinaria pesada, durante dois ou três dias cortaram sobreiros, mas ninguém da CM do SEixal viu nada. Mas nen tudo foi mau para a CDU, a CM do Seixal conseguiu que esta noticia só saisse nos meiso de comunicação social depois das últimas eleições autáquicas... pois trabalham !!
Enviar um comentário