terça-feira, julho 29, 2008

A liberdade de expressão no Seixal

O blog da JSD Seixal não tem – por regra – moderação de comentários e nos poucos dias que teve – em virtude do abuso irresponsável de alguns elementos – todos os comentários não ofensivos foram publicados.

Escrevo estas linhas a respeito de um outro blog de uma juventude partidária deste concelho: o blog da JS Seixal.

Os militantes da JSD Seixal que participam mais activamente na vida da blogosfera costumam participar em discussões – acaloradas, ideológicas, duras, profundas, mas sempre com respeito – em numerosos outros blogs, onde se inclui naturalmente no blog da JS Seixal.

A propósito de um post publicado a respeito do Congresso Nacional da JS, nomeadamente à moção de estratégia global apresentada pelo candidato a secretário-geral dessa estrutura, desenvolveu-se uma discussão sobre o tema. Depois de alguns comentários trocados e porque o blog da JS tem moderação de comentários, a discussão terminou abruptamente sem que todos os comentários tivessem sido publicados.

Esta atitude do moderador do blog da JS Seixal merece o nosso mais profundo lamento. Não compreendemos a limitação da liberdade de expressão que nos foi imposta a respeito de um assunto que é do interesse dos jovens e consideramos que a atitude tomada abre um precedente perigoso: quando não se gosta da discussão, limita-se a liberdade de expressão.

É importante referir que nenhum dos comentários que ficou por publicar continha qualquer expressão injuriosa, maldosa ou ofensiva. Eram apenas comentários com um ponto de vista diferente e portanto saudáveis.

Fica pois o alerta, sobre qual o método que a JS Seixal utiliza no que se refere a esta matéria.

16 comentários:

Anónimo disse...

A isso chama-se tolerância.

Anónimo disse...

É óbvio que há certas pessoas dentro do PS que tal como diz a letra de uma " I Like to share your point of view.... as long as is my vew too..."
Eu gosto de partilhar do teu ponto de vista deste que seja o mesmo que o MEU.
Socialismo Socrático no seu melhor.
POr isso antes de pensar em alianças locais vejam bem com quem nos metemos!!

Anónimo disse...

http://www.dre.pt/pdf2sdip/2008/07/145000000/3400934011.pdf

Concurso Público

Quem será que irá ganhar este concurso? Será alguém ligado a trabalhadores da autarquia?? Existem aí umas empresas destas que surgiram do nada... e os trabalhadores da CM SEixal? Vão para o desemprego?

Daniel Geraldes disse...

Tão novinhos, e tão já cheios de vicios. Isto das juventudes partidarias as vezes até tem o seu lado comico.

Anónimo disse...

O mesmo se passa no blog do vereador do PS... não são publicados todos os comentários... é tudo da mesma massa.

Anónimo disse...

No blog do PSD Seixal também não são publicados todos os comentários.

Anónimo disse...

vergonhaaaaa

Filipe de Arede Nunes disse...

Resposto unica e exclusivamente a um comentário: não existe nenhum blog do PSD Seixal. O que existe é o blog pessoal - que por acaso também se debruça sobre a politica no Seixal - do Presidente da Comissão Política do PSD Seixal.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Peço desculpa mas pensei que era um blog do PSD, visto serem postadas diversas publicações do partido, e agindo quase como orgão informativo do PSD Seixal.

Eu até não sou PSD e como tal não tenho nada a haver com isso, mas acho muito estranho acontecer isso num partido democrático. Parece um partido de um único homem só.
Talvez em Angola isso seja normal, aqui deixa um pouco a desejar.
Por outro lado louvo a vossa actuação (cartazes) bem como o vosso blog, inovador e permite a verdadeira liberdade de expressão. Parabéns.

Filipe de Arede Nunes disse...

Caro anónimo.

Agradecemos a simpatia do comentário.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Agradecer a simpatia do comentário anterior é extraordinário especialmente vindo de um membro da JSD com as as responsabilidades de quem o faz. É até uma desilusão o Dr. Filipe vir aqui agradecer tal comentário, dado o seu teor e também porque não gosta muito do anonimato, ou será que que quando dá jeito até gosta? Talvez o Dr. Filipe não tenha lido todo o comentário ficando ofuscado com o último parágrafo. Dr. Filipe, alguém com a sua responsabilidade deveria ter mais atenção ao que escreve. A JSD faz de facto muito bom trabalho, tem bastante mérito, mas com elementos assim os objectivos serão falhados. É pena, até porque o Dr. filipe parece ter algum potencial, mas assim, não parece chegar lá.
Aprecio bastante o trabalho da JSD, mas isso não deixa de lado o excelente trabalho, meritório, que o Presidente do PSD Seixal tem desenvolvido. Só unindo esforços conseguem atingir bons resultdos.

Filipe de Arede Nunes disse...

Cara Mariana,

Era o que mais faltava tomar posição sobre qualquer assunto relativo ao PSD Seixal neste local!

Não aprecio, como já aqui o disse mais do que uma vez, o anonimato na blogosfera ou noutro qualquer lugar e relativizo sempre o que é dito desta forma.

Ainda assim, tal facto não implica que deixe de agradecer as simpaticas palavras que são dirigidas à JSD Seixal independentemente da forma como são expressas!

Talvez a Mariana procure aqui um ponto de confronto entre mim e o Dr. Paulo Edson. Isso não acontecerá. Tenho o Dr. Paulo Edson da Cunha como um homem de valor e de grande capacidade técnica, quer jurídica, quer política.

Resta apenas uma última nota: eu não tenho qualquer responsabilidade executiva dentro da estrutura da JSD Seixal, não desempenhando funções em qualquer um dos seus órgãos. As minhas funções limitam-se apenas à administração deste blog.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Ainda bem que eu não sou anónima...

Anónimo disse...

"Aprecio bastante o trabalho da JSD, mas isso não deixa de lado o excelente trabalho, meritório, que o Presidente do PSD Seixal tem desenvolvido."

Quem é que anda a tentar por-se em bicos dos pés?
E então o trabalho do partido?
E só do seu presidente?
E já agora quem é que tem papel de controleira?
Afinal estamos a aplicar os métodos da CDU no PSD... mas repito graças a Deus, a JSD não se deixa levar em ondas.
Eu como militante do PSD/JSD sinto-me insultado por essa senhora Mariana, ao restringir o trabalho de um partido a uma pessoa apenas.
Eu que por vezes ao navegar nestes sites do Seixal vislumbro por parte de certas pessoas de uma necessidade imperiosa de promover o presidente da concelhia... uma pessoa impõe-se pelo aquilo que faz....por aquilo que é... e não por aquilo que diz ou manda dizer...
Acho incrível a perseguição a qualquer pessoa que não compartilhe da opinião sobre o senhor presidente. Isto é um democracia, ou pelo menos pensava que sim.
Refiro e volto a referir que acho inconcebivel existr um blog do presidente em que são publicitados documentos oficiais e não existir um do partido.
E muito mais se poderia dizer mas reservo tal para próximas assembleias do PSD - Seixal. Ou será que vamos ter uma em férias? Tipo Plano de Pormenor Vale de Chícharos?

Anónimo disse...

Corroios Power!!

JS Seixal disse...

Caros jovens JSD's,

terei que clarificar aqui aqui a birra dos jovesn que teceram comentários no Blog da Juventude Socialista do Seixal.

Quem aceder aos comentários e ao artigo em questão, poderá ver que muitos comentários da JSD foram publicados, até á data de 17 salvo erro... apesar de serem repetitivos e teimosos, lá estão eles.

Agora chama a atenção para o seguinte:

Não será necessária muita inteligência para perceber, já que leram o artigo sobre o XVI Congresso Nacional da JS, que os comentários não foram moderados porque os mederadores participaram no congresso e não poderam moderar o blog nesse período, que se seguiu de umas pequenas férias, longe da tecnologia...

Mas não se preocupem caros jovens, estamos disponíveis para publicar sempre a vossa opiniãi, ainda que teimosa, demagoga, manipulada pelos cérebros conservadores de PSD ou não.

Bom, não podem é esperar sempre resposta, pois, de acordo com um ditado antigo da cultura de Confucio, nunca devemso discutir com um totlo, pois quem está de fora não saberá distinguir entre os dois qual será o tolo.

A JS mostra-se disponível para discutir todas as problemáticas activamente e cara a cara. Não nos escondemos atrás de anonimatos e comentários vagos e demagógicos.

Até breve, a JS Seixal continuará a lutar por um Seixal melhor, sempre com sugestões de uma esquerda moderna para Portugal!

http://js-seixal.blogspot.com

js-seixal@hotmail.com

blogaqui?