quinta-feira, março 13, 2008

Contributos para uma política de juventude no concelho do Seixal

Lançámos recentemente um inquérito on-line para saber a opinião dos nosso visitantes sobre o projecto da Câmara Municipal do Seixal “Março Jovem”. Embora os resultados ainda não sejam conclusivos – a votação irá decorrer até ao final da próxima semana – a verdade é que a maioria das pessoas que até agora votaram não se revêem nesta iniciativa pelo conteúdo do seu programa, e considerando que este é um blog de uma juventude partidária, acreditamos que isso é revela algo daquilo que pode ser a opinião dos jovens do nosso concelho.
Na verdade, a JSD Seixal já anteriormente apresentou na Assembleia Municipal algumas ideias que gostava de ver concretizadas no que se refere, especificamente, à política de juventude do concelho.
Uma dessas ideias foi o Cartão Jovem Municipal, conceito amplamente utilizado em outras autarquias deste país que têm como objectivo principal conceder descontos aos jovens em equipamentos da autarquia e no comércio local. Naturalmente, a ideia foi chumbada com os votos contra da maioria PCP na Assembleia Municipal.
Outra das ideias previamente apresentadas foi a do Conselho Municipal da Juventude, um órgão consultivo da Câmara Municipal do Seixal, com o objectivo de reunir todas as forças vivas representativas da juventude tendo em vista a discussão que conduza a uma efectiva política de juventude. A ideia, obviamente, também chumbada pelos eleitos comunistas na Assembleia Municipal.
Hoje, trazemos a este espaço, mais algumas ideias que pretendemos apresentar durante os próximos meses:
- Criação de Casas da Juventude, espaços de encontro entre jovens para a discussão de problemas próprios da sua faixa etária;
- Criação de um Centro Empresarial Jovem, com vista a fomentar o empreendedorismo jovem, apelando à criação de um espaço onde se encontrem concentrados os serviços necessários à constituição inicial de uma empresa;
- Criação de um Centro de Atendimento aos Jovens;
- Promoção de uma feira do Estudante, Emprego e Formação;
- Criação de um prémio anual de Mérito Juvenil, para a dinamização de projectos conduzidos por Jovens ou Associações Juvenis;
- Orçamentação de uma verba para bolsas de estudo de mérito a nível do ensino preparatório; secundário; universitário; e estudos pós-graduados;
- Criação do prémio “Desportista Jovem do ano”;
- Fomentar o recenseamento juvenil com campanhas direccionadas para as escolas secundárias;
- Revitalização do conceito das “Seixaliadas”, aumentando a sua qualidade e estendendo a sua duração no tempo;
As ideias que aqui apresentamos são meramente exemplificativas e não são exaustivas na sua explicação.
O que pretendemos demonstrar é que é possível fazer diferente do que tem sido feito e edificar uma política de juventude no concelho do Seixal longe dos dogmas que a maioria comunista tem estimulado ao longo dos últimos 30 anos.
É preciso promover o mérito, a aproximação às verdadeiras necessidades dos jovens, estimular o jovem empreendedor, dar a conhecer a realidade do mercado de trabalho, a necessidade de qualificações, incentivando à prática desportiva com qualidade, ao voluntariado e ao conhecimento do mundo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente visão politíca juvenil Filipe, Parabens. Eu acho que a Educação deveria ser o nosso maior investimento a nivel concelhio, visto tu já demonstrado e muito bem o ranking das escolas do Concelho a nível nacional. Este executivo tem o dever de fazer muito melhor do que tem feito, e se a vereadora da Juventude fosse de facto competente já teria agendado uma reunião com a JSD, que é a estrutura politico-juvenil mais activa no Concelho,para discutirmos a politica de Juventude a ser traçada no nosso concelho. Parabens.

Anónimo disse...

Grande Post... Muito bem

Demonstração clara que são muito mais que um partido onde só se diz mal.

Propostas muito validas.

Grandes ideias

Estou maravilhado

Ponto Verde disse...

O Conceito de Seixalíada devia ser mudado.

Hoje é uma mera manifestação Estalino/Fascista de regime!

Parabéns por levantarem estes temas.

Anónimo disse...

Temas muito interessantes sem duvidas.

Parabens ao autor e à JSD

blogaqui?