quarta-feira, junho 04, 2008

Polícia Municipal: o que pretendemos para o futuro?


Criação da Polícia Municipal
O que será Preferível, Polícia Municipal ou Boletim Municipal?

A JSD Seixal lançou hoje mais uma campanha e um novo Outdoor, desta vez subordinada ao tema da segurança e da fiscalização do cumprimento dos regulamentos municipais, com a proposta de criação da Polícia Municipal do Seixal.
A JSD Seixal tem acompanhado ao longo dos últimos meses, com preocupação, as notícias referentes aos níveis de insegurança no nosso concelho, as dificuldades que têm surgido no concelho do Seixal em acompanhar o cumprimento dos regulamentos municipais e a necessidade de aumentar o policiamento junto dos estabelecimentos de ensino – onde a insegurança é uma realidade por demais evidente.
A JSD Seixal, no passado mês de Abril reuniu com o Intendente Fernando Pinto, que nos revelou que os meses de Fevereiro e Março foram meses de grande insegurança no nosso concelho. O aumento de polícias nas ruas, que iria acontecer com a criação da Polícia Municipal, ajudaria a reforçar o clima de segurança no concelho, referiu o mesmo.
A JSD Seixal, reconhecendo as dificuldades financeiras inerentes à manutenção deste projecto propõe e tendo em conta o período difícil que se vive em termos de insegurança no país todo, que a Câmara Municipal extinga o Boletim Municipal (que não traz nada ao nosso concelho para além de propaganda ao executivo CDU) para a criação desta polícia.
A Polícia Municipal em concelhos como Matosinhos tem um custo de apenas 317.500 € sendo o custo do Boletim Municipal no Seixal superior a 500.000 €.
Tendo em conta esta situação, a JSD Seixal deixa o desafio ao executivo municipal, aos Partidos Políticos no Seixal, à Comunicação Social e principalmente aos Eleitores:

O que será preferível, Boletim Municipal ou Polícia Municipal?
Para a JSD a resposta é óbvia.

3 comentários:

Anónimo disse...

BOA PROPOSTA. MUITO BEM FUNDAMENTADA. ESTA JSD É O MELHOR EXEMPLO DE POLITICOS. É SO PENA NAO TEREM APOIADO O VOSSO EX LIDER.

PARABENS JOTAs

Daniel Geraldes disse...

Em tom de inquerito eu acho que deviamos fazer um inquerito até á votação destra proposta para saber o que é que os nossos leitores preferem: a Policia Municipal ou o Boletim Municipal?

Filipe de Arede Nunes disse...

O processo de criação da polícia municipal é complexo e envolve a anuência por parte do Governo, pelo que não depende exclusivamente da CMS.
No entanto, a JSD Seixal optou por, ainda assim, avançar com esta proposta que gostariamos de ver desenvolvida por parte do municipio.
Acreditamos, apesar de tudo, que tal aconteça. Apesar de ser possivel demonstrar a utilidade desta força polícial, a verdade é que não existe nenhuma autarquia PCP que tenha Polícia Municial. Provavelmente será uma opção estratégica...
Seja como for, esta é uma proposta da JSD Seixal e faremos o possível por a incluir no próximo programa autarquico do PSD Seixal.
Como é facil de constactar através da análise da lei, a Polícia Municipal é uma polícia essencialmente administrativa, que no Seixal poderia desempenhar bem duas funções distintas: aumentar o programa "Escola Segura", face ao degradar das condições de segurança junto às escolas;
fiscalizar o cumprimento das posturas e regulamentos municipais. Se houvesse Políticia Municipal no Seixal, talvez na Verdizela não se tivessem construído estradas em espaço de cedências... Enfim!
Fica a nossa proposta. Brevemente voltaremos a este tema.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

blogaqui?