sexta-feira, abril 18, 2008

A Feira do Livro e a política cultural municipal

Inicia-se hoje e terminará no próximo dia 4 de Maio, a já habitual Feira do Livro na Amora.
E perguntarão os leitores: qual a relevância desta notícia?
Em primeiro lugar, chamamos à atenção da mesma porque é um dos (poucos) eventos de índole cultural que ainda acontecem no concelho do Seixal.
Em segundo lugar, pode ser que seja uma boa oportunidade para algumas compras, apesar de pouca diversidade que se espera, face ao número de editoras que se prevê que participem.
Finalmente, e mais importante. De facto, a relevância desta Feira do Livro parece ser pequena. Realiza-se há vários anos no mesmo local, com poucas ou nenhumas condições de conforto para os seus visitantes, sem a devida publicidade, pouco apelativa e incapaz de se afirmar como um marco entre as Feiras do Livro que se costumam organizar neste época do ano.
Deixo a reflexão: o que é que será que a Câmara Municipal do Seixal entende que seja a política cultural municipal?

3 comentários:

Anónimo disse...

Quantos livros é que terá vendido aquela feira no ano passado? Quantos livros é que o Presidente do Concelho já lá tera comprado?

JS Seixal disse...

Na verdade, o que me parece de alguma forma esgotado é o formato... Os livros e as bibliotecas têm que começar a ser dinâmicas. Têm que aparecer nas escolas, nas associações juvenis ou seniors. Vender livros, em qualquer local é possível. Mas como levar mais pessoas a ler e a comprá-los ou requisitá-los. Isso parece-me pertinente, o papel do Forum do Seixal tem que se adaptar às novas realidades e dinamizar o que de melhor, os seus livros.
Quanto ao número e à qualidade de eventos, muito se podia dizer...

Cumprimentos,
Js-seixal@hotmail.com

Anónimo disse...

A CM Seixal faz isso para inglês ver...

blogaqui?