terça-feira, abril 22, 2008

Democracia de Proximidade

Eu, Presidente da JSD Seixal apresentei na passada Assembleia Municipal uma moção a qual chamei de "Democracia de Proximidade" que tem como objectivo único a transmissão das Assembleias Municipais na Internet...



Pelos vistos o PCP quer continuar a exercer uma democracia de distância (votando contra) e o PS não está de todo preocupado, mostrando também as suas reservas (usando a abstenção), tendo o BE votado favoravelmente.



Não nos calaremos.



Moção

“Democracia de Proximidade”

Considerando que:
-A participação dos cidadãos na vida do concelho e na aproximação aos eleitos na autarquia são dois objectivos essenciais para a boa gestão de um Município.
-A informação sobre os principais temas que definem o futuro do concelho, assim como o conhecimento do que as várias forças políticas com representatividade na Câmara Municipal defendem para o Seixal, são questões importantes que devem ser dadas a conhecer à população.
-É necessário que a participação dos cidadãos no desenvolvimento do concelho seja cada vez maior e isso só é conseguido se os municipes tiverem conhecimento do que está ser discutido.
-Neste sentido, as reuniões da Assembleia Municipal são uma oportunidade para os cidadãos poderem acompanhar “in loco” as decisões tomadas, assim como as posições de cada um dos intervenientes.
Assim, e para que todos tenham acesso a essa informação e ao debate resultante dessas sessões, a Assembleia Municipal do Seixal reunida aos 21 dias do Mês de Abril delibera:
- Que A Câmara Municipal do Seixal grave em vídeo digital as reuniões da Assembleia Municipal, disponibilizando as mesmas sessões no site da Câmara Municipal do Seixal.

15 comentários:

Anónimo disse...

PS E PCP... parece que afinal são mais iguais do que dizem.......................

Anónimo disse...

Boa Moção.

Mais uma vez com grande Nivel esta J, que mais parece um Partido.

Anónimo disse...

Consultei os sites das Câmaras PSD de Cascais, Sintra e Mafra e em nenhuma delas há gravação de videos das sessões da Assembleia Municipal... Poderá a JSD dizer se existe alguma Câmara do país que o faça? Ou é esta proposta é meramente foclórica?

Anónimo disse...

Por os outros não o fazerem não é impeditivo que a CM Seixal o faça, caro outro caso não tenha reparado nós somos um Partido, nós somos os jovens do PSD, militantes do PSD.

Anónimo disse...

Caro João Afonso,

Por acaso até existe, e é mais perto do que pensa.

Foi aprovado há pouco tempo no Barreiro por UNANIMIDADE essa proposta.

Parece que afinal há camaradas com mais medo que outros...

Já agora caro João Afonso, na sua opinião também acha que é uma má medida? Independentemente do que acontece noutros locais?

Anónimo disse...

Boa moção. Era uma medida importante para a BlogEsfera e para a internet no geral.

Boa

Filipe de Arede Nunes disse...

Acho perfeitamente normal que o PCP tenha votado contra esta moção.
Vamos ver:
- Se a moção fosse aprovada, todos poderiam acompanhar o que se passou na Assembleia Municipal como se lá tivessem estado;
- As palavras dos presentes ficariam gravadas para a posteridade, sendo impossível escamotear os factos e negar as afirmações;
- A política ficaria, indubitavelmente, mais próxima do cidadão comum;
Como se sabe, os comunistas no geral e o PCP em particular têm dificuldade em lidar com o conceito de democracia. Para estes, democracia é dizer e fazer o que ordena o Comité Central e noutro tempos o politburo soviético. Democracia participativa, controle dos eleitos, fiscalização do poder são conceitos estranhos e de dificil comunicação em todos aqueles que defendem a ditadura do proletariado.
Poder-se-ia argumentar que os videos ocupam muito espaço, mas ainda recentemente vi, num video da internet um jogo inteiro de futebol com uma qualidade excepcional.
Confesso que me custa a compreender porque razão se há-de votar contra uma proposta como esta, sendo que os únicos motivos que consigo imaginar se prendem com o receio de que as reuniões se tornem públicas, com vergonha pelo que se diz, ou com vergonha pelas decisões tomandas.
Certamente que o PCP terá encontrado algum argumento, e eu gostaria de saber qual foi. Se tivesse o video poderia ir ver, como não tenho, preciso de perguntar.
Bem, assim se vê a democracia do PC!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Ponto Verde disse...

A CDU está adepta das novas tecnologias digitais, mas não ainda do video, eles são mais IPOD ou melhor dizendo IPaOD ou seja Inviabilizar Periodos antes Ordem do Dia...

Agora a sério , a vossa é uma excelente proposta de aproximar os cidadãos, mas para quem boicota o acesso à informação nos sites oficiais da Câmara e do Boletim, como é o caso desta CDU...

Anónimo disse...

Excelente proposta!
De uma maturidade inagualável.
Se o parlamento é gravado, porque não as assembleias municipais?
É necessário evoluir e aproveitar todos os meios de contacto com a população que elege os partidos para as camaras. É necessário reformar e pogredir num sentido amplo e democrático.
É necessário conhecer para entender!
Cumprimentos,
-M-

Bluegrowth disse...

Parece-me descabida a atitude do PS. Enfim...

Se necessitarem de suporte tecnológico para converter as actas em papel em documento digital e consequente disponibilização na web, estou disponível para vos dar uma ajuda.

Parabéns!

Anónimo disse...

Esta proposta revela que esta JSD tem ideias, e mais do que ideias tem pessoas que as têm e que as querem por em pratica.

Um grande bem haja para esta lufada de ar fresco

Anónimo disse...

Será que o PS sabe o que é politica???? Porque será que não votaram a favor???

PEdia aqui algumas declarações do Vereador Samuel Cruz sobre este sentido de voto!! Penso que seria bom para todos percebermos os seus argumentos......

Anónimo disse...

Parece que o Sr.Joao Afonso não tem mais nada a dizer...

Como diriam na Madeira: "COBARDE"

Anónimo disse...

Os meus Parabens!!
O unico sinal de oposiçao credivel e politica bem feita no Seixal é feito por parte da jsd.
continuem o bom trabalho!

Paulo Edson Cunha disse...

É necessário rectificar uma confusão: a JSD apresentou em Comissão Política do partido a ideia de avançar com esta moção, aliás à semelhança do que, por exemplo, propôs o Presidente da Distrital de Setúbal do PSD e Vereador no Barreiro nessa Câmara e, que aliás, foi aprovado por unanimidade.

A CPS PSD/Seixal acompanhou a iniciativa política da JSD e o Grupo Municipal do PSD da Assembleia Municipal do Seixal(e não a JSD) apresentaram e defenderam esta Moção. Esta rectificação visa apenas o esclarecimento para uma confusão que ás vezes se faz relativamente às posições do Grupo Municipal do PSD, quando as Moções emanam políticamente da JSD. Não se trata de retirar o mérito que obviamente cabe à JSD e que eu sempre enalteço.
Aliás, sem embargo do que acabei de dizer, (todos sabem o enorme apreço que tenho por esta JSD, que reputo como a melhor do País), tamb+eu publicamente elogio esta iniciativa política.

Sobre a Moção e os comentários que li, deixe-me esclarecer o anónimo que o Sr. Vereador, enquanto Vereador da Câmara Municipal não tece declarações, a não ser para responder a questões concretas colocadas pela Assembleia e, sempre por delegação do Sr. presidente da Câmara Municipal.
O voto contra da CDU e as suas absurdas fundamentações nem sequer me merecem comentários. às vezes é melhor. A posição do PS?
Penso que cada um deverá fazer a leitura que lhe aprouver.
Cumprimentos,

blogaqui?