domingo, fevereiro 08, 2009

Lápis azul

A blogosfera tem destas coisas. A liberdade de expressão é algo que eu defendo convictamente e, como tal, incomoda-me quando não tenho direito a ela. Incomoda-me quando deliberadamente não me deixam expor a minha opinião quando esta vai contra aos interesses instalados.
O Blog da JSD Seixal é um verdadeiro exemplo de Liberdade, qualquer pessoa pode aqui vir e expor a sua opinião para que esta possa ser discutida, aparte de comentários em que haja falta de educação básica, não são apagados comentários.

Pelo contrário o blog já aqui falado, que é mantido entre outros pelo nosso estimado Paulo Silva, é supostamente um blog de Abril, diga-se um blog que supostamente defende a liberdade e defende o Seixal Comunista. Não obstante, este é um blog onde impera a censura, o “lápis azul” dos comunistas sobre todos aqueles comentários que devido ao conteúdo os incomoda.
Aquando de um post em que se afirmava que o Seixal era uma concelho com fenomenais políticas de integração social, porque até fazia uma espécie de “concurso de culinária multicultural”, eu respondi ao dito post, e após uns dias de espera, nunca lá apareceu, isto porque os comentários nesse blog de Abril são moderados e, como já tem vindo a ser hábito, não aceitaram um que demonstrava que aquele post era só mais uma forma de demagogia política e que as Politicas de integração no Seixal, são de facto vergonhosas e catalisadoras de problemas sociais graves. Mais grave que isso, recentemente repetiram esse mesmo tema, num outro post. Desta vez, não me vou dar ao trabalho de lá ir comentar, mas vou por aqui a resposta que tinha dado ao Post anterior, para que aqui sim, as opiniões possam sem livres:

“Caros,

De facto a falta de senso comum por parte da CDU em tudo o que é matérias de urbanismo e planeamento do território é avassaladora.
Integração social, não é simplesmente fazer um gabinete de apoio á legalização de emigrantes, muito menos o será fazer um concurso de culinária, isso é uma visão redutora da sociedade bem ao estilo CDU.

A integração social, começa num adequado planeamento urbano, onde os lotes de custos controlados são inseridos nas malhas urbanas pré-existentes de forma a mitigar o fosso social e introduzir a pratica de inserção na sociedade pré-existe de pessoas carenciadas independentemente de etnias e origens, achar que só se tem de integrar emigrantes, é próprio de quem tem falta de conhecimento social tem práticas de descriminação social, e faz medidas apenas para ganhar votos.

Por outro lado, esta inserção deverá ser complementada com um conjunto de investimentos relacionado com infra-estruturas como escolas, creches e equipamentos desportivos, também a nível da saúde deverão ser acelerados processos e atribuídos médicos de família, para dar acesso a todos os serviços independentemente do poder económico nas famílias.

Por fim esta inserção, terá de ser planeado no ponto de vista macroscópico, muitos edifícios de custo controlado, agrupados e fora do perímetro urbano irá fomentar o espírito de exclusão social, e a partir dai criar os climas de insegurança que rapidamente se alastram por todo o espaço urbano, visto que a localização das pessoas no tempo e espaço é um fenómeno dinâmico e não estático como se gosta de analisar em relatórios que servem de base para todas a as medidas sociais.

Os PDM´s, PP’s e PU’s são ferramentas de gestão urbanística que estão ao dispor das Câmaras municipais e através dos quais se deverá realizar um correcto dimensionamento dos lotes de custos controlados. Mais: também os PIMOT’s poderão ser ferramentas que conjuguem este factor a nível intermunicipal, fazendo a correlação com outros municípios, mitigando assim o problema da exclusão social a nível regional. Todas estas ferramentas permitem a obtenção de uma visão precisa dos paramentos que irão influenciar a vida das pessoas, o acesso a infra-estruturas (…) e o nível de integração destas nas sociedades pré-existentes. Ter algum bom senso nas escolhas destes locais era tudo o que era necessário para evitar locais e passo a citar o Daniel Geraldes na enumeração de casos graves de má gestão urbanística conjuntamente com más políticas de integração social: “Quinta da Princesa, em Vale de Chicharos, no Bairro Quinta do Cabral, na Cucena, em Santa Marta do Pinhal e no Miratejo”.

E agora? A culpa também é do governo do PSD? PS?”

Este foi o comentário que me foi expressamente censurado pela CDU. Pessoalmente não vejo o porquê de o ter sido, penso que não faltei ao respeito a ninguém, apenas apontei o dedo ao que eu acho serem medíocres (para não dizer mais) políticas de integração social.

Mas bem, este era um assunto (urbanismo e exclusão social) que ainda não tinha tido vontade de pegar, isto porque, há tanto para ser denunciado, que andei a adiar tocar nele, não obstante, agradeço o incentivo da CDU e decerto que a partir deste momento, começarei aqui de forma regular a expor as incompetências urbanísticas da CDU.

26 comentários:

Daniel Geraldes disse...

E assim se vê a pessima gestão do Seixal.

Anónimo disse...

Mesmo com censura!!!

Anónimo disse...

A ser verdade, é muito chato. Mas como acreditar na JSD, a mesma que quando teve aqui uma votação e estava a perder para a CDU, a adiou precisamente até ao dia em que finalmente conseguiu meter votos suficientes para ficar a ganhar?

Na verdade, vocês cada vez se enterram mais. Quem tem telhados de vidro...

Paulo Silva disse...

Por importante se refere que o comentário em causa nunca esteve para publicação no Seixal Sim, sendo pois falso o conteudo do post. Por importante se refere que no Seixal Sim todos os comentários são publicados excepto os de conteudo difamatório, ou de elogio a membros do blog.

Anónimo disse...

Se vamos falar de votações, então vamos falar de Paio Pires!!!

Anónimo disse...

concordo com o paulo silva, fui ler o post do seixal sim, e a verdade é mesmo que o conteudo do post é falso. Já a resposta ao post dado pelo pedro acho bastante pertinente.

Pedro Correia de Sousa disse...

Caro Paulo,

Gostaria, com a seriedade que o tema exige, que me diga aonde é que é falso o comentário que postei. Se for, serei o primeiro a admitir o erro e a corrigir os pontos em que me tiver equivocado, caso contrário irei assumir que concorda comigo quanto a mediocridade da gestão CDU e só não o admite por estar vinculado ao partido responsável pelos graves problemas sociais que hoje temos no Seixal!

Atenciosamente,

Anónimo disse...

@Gajo da Risada

É melhor não que eles depois ficam chateados...

Aliás, eles já devem andar a recortar , ou pelo menos a fazer o design do boletim de voto, depois é só imprimir ..

Anónimo disse...

Por falar me grupo de baile, a CDU leva cada baile desta JSD !

Anónimo disse...

LOL

OWNED! O comentário era falso! Como é possível JSD?!

Inventar para difamar é mil vezes pior do que estavam a tentar acusar o Seixal Sim!

Fogo... vocês enterram-se a uma velocidade...

Crixus disse...

Caro Pedro, até ao momento tem-se feito um debate, mais ou menos proveitoso, mas leal na esfera dos blogs do Seixal. Este seu post é uma intrujice e o senhor mente em todas as palavras que escreve. Felizmente esta mentira é facilmente desmontável, pior seria se o Pedro fosse tão inteligente quanto mentiroso, porque assim poderia inventar uma mentira perfeita, que seria impossível desmentir.
O Seixal Sim tem os comentários moderados mas, até ao momento, não recusamos mais que 2 ou 3 posts, apenas recusámos posts ofensivos ou provocatórios. Quem acredita que o Pedro tenha guardado o comentário para agora o publicar aqui? O Pedro teve-o guardado no PC este tempo todo? Ou na memória? E quem acredita que aquele suposto comentário fosse escrito quase sem erros ortográficos, quando a mentira que o precede é um verdadeiro atentado à língua portuguesa? E alguém pode explicar porque razão aceitou o Seixal Sim todos os comentários de membros da JSD Seixal, do PS e até o simpático contributo de Paulo Cunha? Não será o primeiro comentário desse post a que se refere o Pedro do Daniel Geraldes? E não teremos aceitado já outros comentários no limite da boa educação, porque não aceitaríamos este, que não tem nada de ofensivo? Se alguém com responsabilidades no PSD (se ainda houver alguém) vir este post, peço que tomem medidas em relação a este senhor, porque uma coisa é o debate político saudável e construtivo e outra é a mentira reles.
Da minha parte dou o caso como encerrado, e não voltarei a abordá-lo.

Anónimo disse...

Mas olha lá pedro sousa: o tal Paulo Silva disse que o falso, no teu post, era a afirmação de que alguma tenha estado para publicação no seixal sim.

Mas isto sou eu a interpretar...

Se bem que o comentário em si também nao me parece muito verdadeiro, algo nada raro na JSD quando o vosso anterior presidente vos convenceu que a culpa de não haver Estr. Nacional era da CDU e vocês foram repetir feitos papagaios, até perceberem que tinham feito figura de parvos.

Tenho uma surpresa para vocês:
Ferreira Leite - O Salazar de saias!

Anónimo disse...

Só agora vi o comentário de Crixus.

Um pouco mais a sério do que o meu comentário anterior.

JSD, cuidem-se, eu acho que vocês estão a entrar no limite do tolerável: acusações falsas em política é muito grave. Virem com o paleio de que "a liberdade de expressão é algo que eu defendo convictamente" para logo virem a levar nas orelhas por ser uma mentira descarada, passam por mentirosos e não é saudável para vocês, nem para a JSD, nem para a política em geral.

De vez em quando dou um salto ao Seixal Sim e já lá vi comentários de todos os quadrantes políticos, incluindo o do vosso cabeça de lista.

Não aprecio especialmente a forma como fazem política, embora reconheça que têm alguns posts relativamente bons, acima da média. Mas tenho-vos notado algo descontrolados. Deixem o raio do Seixal Sim em paz, ele não é - nem deveria ser - o vosso inimigo nº 1. Se é para terminar com atitudes destas, saem a perder, parece-me.

Da minha parte já perdi quase todo o respeito que tive por vocês, em tempos.

Abraço

Daniel Geraldes disse...

Caro senhores,

conhecendo o Pedro Sousa, como conheço, sei que é uma pessoa íntegra, séria e responsável.
Por isso não estou a ver o Pedro a inventar situações só para fazer posts no blog da JSD Seixal, por isso tenho a certeza absoluta que se alguem está mentir, esse alguem não é o Pedro Sousa.

Essa do andarmos descontrolados faz-me rir. É saudavel dizer coisas com humor!!!

Pedro Correia de Sousa disse...

Admito, por esta não esperava!

É verdade que guardei o meu comentário, aliás como guardo todos os comentários e post’s que faço, é uma questão de método. Dai ter o post ter sido guardado, e mais tarde ter decidido expor aqui a censura da CDU.

E mais, não foi a primeira vez, que me censuraram no Seixal Sim, logo na altura que o blog começou, deixei lá um comentário o qual foi também censurado.

Agora o porque da censura? Caríssimos, é elementar, pela facilidade com que em meia dúzia de parágrafos se passou um atestado de incompetência á gestão da CDU em relação a integração social.
Agora, vir para aqui, acusar de mentiroso, para poder fugir ao verdadeiro tema, é ridículo e digno de quem é muito pobre de espírito.

Caro Crixus, é verdade um texto com poucos erros, quero que lhe explique? Word! Não tenho quais queres problemas em admitir que o uso, aliás, é onde guardo todos os post’s, é prático e vem com corrector ortográfico integrado – este mundo está cheio de inovações. Mais: não tenho problema nenhum em admitir que o uso, pois bem vistas as coisas, academicamente sempre fui mais virado para números, e admito que as vezes dou pequenos erros ortográficos, daí gostar de usar o Word, mas agora diga-me, acha mesmo que esse é o importante?

Ponto 1: Chamam me de mentiroso, quando qualquer pessoa que vá ao Seixal Sim pode atestar que os comentários são moderados, assim como qualquer pessoa que saiba como expor a má gestão urbanística do seixal iria ter certamente o seu comentário não publicado.

Ponto 2: Ainda não vi aqui nenhum dos senhores ditos “inteligentes” a fazer algum comentário acerca do assunto que eu referi, como vem, continua a fugir ao tema, arranjado manobras de diversão para que não se perceba a grave realidade urbanística e social que é hoje em dia a Margem Sul, mas também digo a JSD Seixal continuará aqui a apontar o dedo a tudo aquilo que a CDU faz de mal, ou simplesmente nem faz.

P.S: Foi aqui também referido que a JSD Seixal é mentirosa porque disse que a alternativa à EN10 era responsabilidade da câmara, pois bem, mais uma vez provo que aqui a mentira é vermelha e convido a ler um post que fiz no decorrer do mês de Janeiro sobre esse mesmo tema.

P.S.2: o comentário em questão se não estou em erro tinha sido feito como anónimo, dado que queria ouvir uma resposta séria e não que remetessem esse comentário para uma disputa partidária.

Anónimo disse...

Se o Daniel geraldes atesta a seriedade do pedro sousa não há que duvidar. Estejam mas é calados que já vos descobriram a careca

Pedro Correia de Sousa disse...

Mais uma vez, há aqui uma fuga ao tema central! Tipico.

Filipe Farinha disse...

Concordo contigo, Daniel!Não sei exactamente o que será andar "controlado" aos olhos de um comunista...

Relativamente aos comentários recentes, verifica-se que todos fogem ao assunto central do post do Pedro Sousa, pelo que coloco 2 opções, ambas prováveis:

1.Reconhecem os erros tremendos(alguns dos quais apontados neste post) que cometeram ao longo de 35 anos, e consideram-nos tão normais, tão fora da vossa responsabilidade que nem merecem uma palavra.

2.Não têm a coragem de reconhecer tais erros, e preferem promover eventos propagandísticos, esperando que o barril de pólvora em que o Seixal se tornou rebente depois de sairem dos lugares que vos tornam responsáveis por eles, preparando desde já os longos e bonitos discursos com que, em tal altura,nos irão presentear sobre a culpa do Governo Central dos Governos PS/PSD e "do ajudante CDS" e sobre a acção benévola, do Poder Local Democrático.

Nuno Gonçalo Poças disse...

Meus senhores,

há acusações que se fazem nesta caixa de comentários gravíssimas. Acreditará na mentira e na calúnia que aqui vieram trazer quem assim entender.

Não podia deixar de manifestar o meu total apoio ao Pedro Sousa depois do que aqui foi afirmado. Confio plenamente nele e sei que a honestidade e o respeito pela verdade são suas características.

Pelo menos por aqui todos podem dizer o que bem entendem.

Anónimo disse...

Acho que a atitude da JSD é deplorável. Nuno, não deixa de ser de uma hipocrisia tremenda da JSD vir aqui queixar-se de "ter sido alvo de acusações gravíssimas" quando o que fez ao blog Seixal Sim foi, esse sim, uma acusação gravíssima.

No meio desta disputa, os únicos normais parecem ser os comunas e os únicos fanáticos parecem-me os laranjas. Não sei o que quis dizer o Júlio acima, mas eu não diria que a JSD anda descontrolada, eu diria que anda

Lamentável, lamentável, lamentável. Façam política a sério em vez destes posts ridículos.

Anónimo disse...

Acima quis dizer:
"que anda desnorteada"

Por último, não tenho nada contra os posts moderados, uma vez que podem impedir o insulto e a difamação básica. Se aqui houvesse posts moderados não veria problema algum.

O que não pode ser é que esta moderação sirva como arma de censura. E, tanto quanto sei, não foi isso que aconteceu.

Mas posso-vos garantir que já fui alvo de censura por um candidato do PSD, no seu blog pessoal. Não é do Seixal, não se preocupem.

Crixus disse...

Já vi que as provocações continuam, e apesar de ter dito que não tencionava voltar ao assunto venho apenas dizer 2 coisas:
1º - o assunto central deste post é a calúnia lançada sobre o Seixal Sim, e não o tema do suposto comentário do Pedro, que neste caso foi este assunto mas podia ter sido qualquer outro, que ele viria com esta mentira.
2º - EU TENHO UM MAIL ONDE RECEBO TODAS AS NOTIFICAÇÕES DE COMENTÁRIOS DO SEIXAL SIM, PELO MENOS DESDE 2009 E ESTÃO LÁ TODAS MENOS ESTE SUPOSTO COMENTARIO. Óh Pedro tem a certeza que não sonhou ou então se esqueceu de carregar em "Publicar o seu comentário" no blogger? Mais vale assumir uma destas hipoteses para tentar safar-se desta onde se meteu. De qualqer forma é bom que continuem a mostrar quem realmente são. Fico à espera que se venha retratar e faça um pedido público de desculpas, se não serei obrigado a publicar os mails que recebi para provar que o Pedro mente e os restantes membros do blog apoiam uma canalhice destas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Está mais que provado quem mente nesta historia. A JSD devia pedir desculpas publicamente e este senhor Sousa devia levar um bom puxão de orelhas. Se é que não levou já

Anónimo disse...

Conheço o Pedrou Sousa há vários anos e tenho dele a melhor opinião possível, tomando-o como um homem sério e digno que não ousa levantar falsos testemunhos ou falsas suspeitas.

Digo isto, porque a integridade moral dos indivíduos é fundamental para atestar a veracidade de informações contraditórias.

Sobre o blogue "Seixal Sim!", devo dizer que censura de comentários não seria novidade. Eu próprio já tive, pelo menos um, comentário censurado no dito blogue, pelo que não ponho em causa as palavras do Pedro Sousa quando se insurge contra esta censura ao seu comentário.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Paulo Edson Cunha disse...

Percebo a necessidade de reafirmar a confiança no Pedro Sousa e na sua palavra.

Nem vou entrar por esse caminho, pois parece-me desnecessário.

Aliás, parece-me perigoso vir aqui ratificar posições de companheiros meus cada vez que alguém de outra força política o desmentir, desafiar ou simplesmente questionar, pois, um dia, até por distracção, a omissão de qualquer palavra minha pode ser intrepretada (erradamente) como uma desautorização desse companheiro.

pelo exposto, resta-me felicitar o Pedro Sousa pelo excelente post e dizer que, na minha opinião, e a dos militantes da nossa secção, estamos perante um dos mais promissores jovens desta geração (já de si magnífica).

Força Pedro e continua o teu bom trabalho porque o PSD/Seixal e o concelho do seixal vai precisar muito de ti. Segue o meu conselho.

Anónimo disse...

Também acho que já se percebeu quem mente nesta história toda...

Pedro devias ter vergonha da posição em que te colocaste a na que colocaste os teus companheiros que estão aqui a defender um mentiroso.

Rezem para que isto não se saiba muito...

blogaqui?