sábado, setembro 29, 2007

Encerramento dos SAP's: Intervenção na Assembleia da Republica

Passamos a transcrever a intervenção do Deputado Luis Rodrigues na Assembleia da Republica na sequência da tomada de posição da JSD/PSD relativamente ao encerramento dos SAP´s.
Como podem ver somos capazes de levar a voz de quem mais precisa às mais altas instancias desta nação numa causa em que acreditamos.

INTERVENÇÃO DO
DEP. LUIS RODRIGUES
AR, 28 de Setembro de 2007
Debate da Petição n.º 259/X/2.ª –

Solicitam a construção de um novo Centro de Saúde em Corroios

Sr. Presidente
Senhoras e Senhores Deputados

Se o Governo cumprisse a promessa de apostar na rede de cuidados de saúde primários, o novo Centro de Saúde de Corroios já estaria em construção.
É com um misto de tristeza e indignação que hoje levanto a minha voz para que o Sr. Ministro construa esta unidade de saúde no Seixal.

Infelizmente no Distrito de Setúbal, Sines e Quinta do Conde também são promessas adiadas.
Em 2000, por minha iniciativa e do Professor Manuel Pires, há data vereadores, a Câmara Municipal do Seixal elaborou um plano que previa a construção da unidade de Corroios/Vale Milhaços para substituir o antigo edifício.

Nesse plano de saúde foi definido um terreno a ceder pela autarquia, junto às piscinas de Corroios.
Os anteriores Governos liderados pelo PSD inscreveram em PIDDAC (2004 e 2005) verbas para iniciar o projecto, que de resto foi executado, tendo sido, posteriormente, retirado pelo executivo socialista.

Hoje, passados mais de 2 anos e meio de gestão socialista, a única coisa que se sabe é que o Governo com o argumento de que vai alterar o projecto continua a adia-lo.
Globalmente a política de Saúde deste Governo no Seixal resultou até agora no seguinte:
1 - Não resolveu o problema dos utentes sem médico de família. Continuam a ser mais de 50.000;
2 - Não construiu qualquer nova unidade de cuidados de saúde primários, mantendo as enormes carências;
3 - Não há novo hospital;
4 - Em concreto a única coisa que fez mais visível foi encerrar dois dos três SAP´s, ficando mais de 160.000 habitantes a serem servidos pelo SAP de Amora.

No caso do hospital, a promessa da sua construção parece ter tido o único objectivo de acalmar a contestação pública de milhares de cidadãos, pois o seu início está agendado para lá desta legislatura, quando este Ministro já não o for.
Por outro lado, o Governo diz que este equipamento é uma "espécie de hospital", pois não tem nem urgências, nem internamentos, mas decerto terá Conselho de Administração. (porventura já escolhido)

Sr. Presidente
Senhoras e Senhores Deputados
Desafio o Partido Socialista a juntar a sua voz à pretensão dos cidadãos de Corroios e de Vale Milhaços, mostrando com veemência a sua indignação pela desastrosa política de saúde.
A falta de seriedade do Ministério da Saúde neste processo não é um caso isolado, antes espelha as "brilhantes" medidas políticas deste Governo.

2 comentários:

Unknown disse...

Jotinhas,

Encerraqmento dos SAP?
Desde o vosso famoso Out-door das (das?) SAP esta matéria não vos está a correr muito bem...
Esta intervenção do Deputado Luis Rodrigues deu-se no quadro da discussão da Petição apresentada pela Comissão de Utentes de Saúde de Corroios e onde era petecionada a construção do Centro de Saúde de Corroios - Extensão de Vale Milhaços.
A intervenção sobre esta matéria da Deputada Marisa Costa está no meu Blog e olhem que divergências à parte de uma coisa ninguém duvida: A nossa Deputada é muito mais gira!

Filipe de Arede Nunes disse...

Exmo. Sr. Vereador.

Com o devido respeito que lhe é merecido, mas o Sr. Vereador não leu o post!
Veja lá bem, porque o que se diz, e passo a citar "Passamos a transcrever a intervenção do Deputado Luis Rodrigues na Assembleia da Republica na sequência da tomada de posição da JSD/PSD relativamente ao encerramento dos SAP´s." Reforço a parte, "na sequência"!
Como sabe, ou pelo menos deveria saber, os assuntos estão encadeados e não se desligam uns dos outros.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

blogaqui?