quarta-feira, setembro 05, 2007

Debate!


Continuando a pautar o nosso comportamento por princípios pró-activos e dinâmicos como o temos feito ate agora, gostava de lançar um desafio a todos os leitores atentos do nosso blog…

Inúmeros são os aspectos, desde os impostos ate à vertente ambiental, na qual a gestão camarária do nosso Concelho tem falhado, nesse sentido acredito que fosse interessante serem os nossos leitores a elegerem os temas mais prementes para a promoção de um debate no Concelho do Seixal…


Em síntese, apelamos a todos que nomeiem as temáticas que considerem mais importantes, através de um pequeno comentário, para que possamos posteriormente realizar uma selecção entre as apresentadas, culminando com um debate aberto à população!





6 comentários:

Pedro Pólvora disse...

A titulo exemplificativo, os temas que elejo enquanto mais prementes são,

Ambiente
Aumento da Carga Fiscal no Seixal
Lei das Finanças Locais
Desordenamento do território

Espero que tenham opiniões diferentes… ;)

Com os melhores cumprimentos
Pedro Pólvora

Filipe de Arede Nunes disse...

Tenho um tema que considero de especial e particular relevancia que toca num dos temas enunciados pelo Polvora: o ordenamento do território, ou como ele bem chama o desordenamento!
Elejo esse como o mais premente dos temas.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

PeTeR disse...

Correndo o risco de estar a fugir ao tema do post, mas sobretudo procurando outras finalidades gostaria de realçar o tópico - Festa do Avante.
Não entrem em pânico caros ouvintes... :) Apesar de reconhecer a festa do Avante como uma das acções comunistas (será mesmo?!) menos criticáveis, não posso deixar de a considerar questionável. Se bem que o espírito de camaradagem e de convívio já se tenham tornado uma tradição de Setembro na margem sul, julgo deplorável o estado cada vez mais libertino e degradante em que a juventude se encontra. A festa do Avante é nesse cariz o "supra-sumo da tartaruga ninja". Trata-se de um espaço que a cada ano se mostra mais conspurcado e degradado, um antro de drogas e álcool em que os jovens se encontram entorpecidos!
Não promovo de modo algum uma “lei seca” à moda de Chicago, e quem me conhece sabe que também sou adepto de fervorosas noites de diversão em que por vezes também há excessos. A questão não é porém essa. A meu ver divide-se em 2 prismas: a conivência tanto da CM como das autoridades policiais e a mensagem que o próprio PCP passa enquanto partido organizador.
Ora vejamos, está ao alcance de todos ver o que se passa dentro e fora do recinto! E isso inclui a PSP/GNR, etc. tal como as entidades camarárias. É claramente censurável uma pactuação tão declarada com este clima de libertinagem. O exemplo de que tudo se sabe e de que medidas podem ser tomadas foi a recente operação STOP junto ao festival FREEDOM. Se bem que as noticias tenham sido por demais empoladas pela comunicação social é importante ver acção policial num local onde é sabido haver comportamentos ilegais! Tal como o seria na Festa do Avante, desde que devidamente regrado e não excessivo. Uma acção deste cariz teria pelo menos o condão de mostrar que o Seixal e a Margem Sul não são antros para acolher o deboche da nação, tal como para refutar a crença dos srs de S.Bento de que este lado do rio é um "deserto sem rei nem lei".
Quanto à questão da mensagem que o próprio PCP passa ao elaborar esta festa, julgo ser um claro exemplo do estado do partido e dos seus elementos, sobretudo os que ocupam cargos nas Juntas e Câmaras. Ressalvo contudo, que não tento insultar os elementos acima referidos mas apenas realçar que se uma actividade desta envergadura (que se propõe a promover o nome do partido e angariar apoio junto da massa popular) impulsiona tais comportamentos, não será certamente este o rumo que queremos para o nosso Concelho.

Peço desculpa caros companheiros se me alonguei demasiado, sobretudo tendo em conta que este espaço se dedica a comentários sobre o post. Achei no entanto que seria um espaço interessante e no qual esta ideia poderia encontrar alguma receptividade visto tratar-se de uma questão actual e que afecta os jovens do nosso concelho.

PeTeR disse...

Apenas um reparo, claro que vocês deverão fazer muitos mais, onde se lê ouvinte, finjam que está leitores! :P

Davide Ferreira disse...

Eu próprio estarei presente na festa do Avante neste ano. Acredito que se trata dum espaço multi-cultural onde o PCP aproveita para espalhar mensagens de propaganda eleitoral.

Se conseguirmos passar além desse cariz marcadamente de regime soviético encontramos um ambiente de convívio entre pessoas do norte ao sul do pais.

E o bloggista anterior focou um ponto importante que já se tornou recorrente, ao álcool que está presente em todas as festas junta-se às drogas que circulam abundantemente pelo recinto.

São várias as ambulâncias que circulam para trás e para a frente na zona do "lago" para trazer as vitimas desses excessos.

A organização da festa obviamente é conivente com este tipo de praticas, pois estas estão à vista até dos menos atentos que se encontrem a passear nessa zona da festa.

E por este assunto ter sido trazido um bocadinho fora do tema do post, vou deixar aqui também a minha opinião.

O ordenamento do território é sem sombra de dúvidas o "monstro" que neste momento serve para retirar qualidade de vida aos habitantes do Seixal, permitindo construções e mais construções numa zona que estará no limite das suas capacidades populacionais...
Depois não é de admirar que faltem postos de saúde, escolas, esquadras da polícia, saneamento básico, tratamento de esgotos, acessibilidades... Cada novo habitante do Seixal é mais um a ter de partilhar estes recursos com todos os outros.

Anónimo disse...

Assim se vê a força do PC! lol o povo vai para o avante para isso mesmo! é pa curtir... se cortam nas drogas e no alcool tavam la os mesmos cotas comunas de spr! assim spr s fala uma beca do PC... deixa andar k akilo é um sitio bacano pa s fumar umas!!! deixem d ser tao idealistas e façam voces tb uma festa destas!!!

blogaqui?