quarta-feira, outubro 17, 2007

Universidade Aberta no Seixal?

Hoje, ao contrário do que tem acontecido nos últimos post's, damos destaque a um artigo da autoria da Dra. Clara Carneiro, lider da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Seixal, sobre a Universidade Moderna e as vicissitudes relativas à sua instalação no Seixal, publicado no Jornal do Seixal no passado dia 6 de Outubro.
A Universidade Aberta (UA) vem ou não para o Seixal?
Afinal já se passaram 11 anos!
"É verdade, foi há 11 anos que a então Vice-Reitora da UA, Profª Doutora Maria José Ferro Tavares, tomou a iniciativa de contactar as Câmaras Municipais das zonas limítrofes de Lisboa para auscultar quem teria interesse em instalar no seu município a UA.
Responderam-lhe, na altura, as Câmaras do Montijo e do Seixal, mas o desenvolvimento de trabalho concreto e de entusiasmo pelo projecto acabou por recair, em exclusivo, na Câmara do Seixal.
A autarquia, pouco tempo depois, decidiu adquirir as instalações da antiga fábrica de cortiça Mundet, com o objectivo de cedência de parcela de terreno para a instalação da UA: estava dado um primeiro e importantíssimo passo, bem demonstrativo do interesse que o projecto acolheu junto da Câmara do Seixal.
Entre 1996 e 2002 nada mais se passou!
Em 2002, correspondendo ao emprenho sempre manifestado pelo Sr. Presidente da Câmara, os então Deputados do PSD pelo Distrito de Setúbal (grupo no qual me incluía, mas de que quero realçar o trabalho abnegado do Sr. Deputado Luís Rodrigues) sensibilizaram o Governo de então, presidido pelo Dr. Durão Barroso, para a necessidade e interesse no avanço deste processo.
Necessidades e interesse para ambas as partes: para a UA que estava instalada num edifício em fase avançada de degradação; para o Município que chamava ao seu território uns largos milhares de alunos, docentes e funcionários e para o próprio Ministério da Ciência que via muito melhorada a funcionalidade de uma Universidade de ensino inovador, digamos que não convencional e muito prestigiada numa vertente de ensino à distância, moderno e compatível com o perfil dos seus alunos, todos eles já no mercado de trabalho.
Foi assim que, no Orçamento de Estado para esse ano e pela primeira vez, veio contemplada em PIDDAC uma verba para financiamento de um anteprojecto de instalação deste Campus Universitário no Seixal, neste terreno cedido pela Câmara.
A própria Ministra da Ciência e Ensino Superior, Profª Doutora Graça de Carvalho, visitou os terrenos, na companhia da então Reitora Profª Doutora Mª José Ferro Tavares, do actual Presidente da Câmara Municipal do Seixal e dos Deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Setúbal e assumiu, em declarações públicas, o compromisso do Governo em apoiar a instalação da UA no Seixal.
No cumprimento dessa sua palavra, nesse mesmo ano de 2002/2003, é lançado e concluído um concurso público internacional para a elaboração desse projecto.
Este é um pequeno resumo de uma história cujo fim eu não sei!
Sei que a UA continua nas mesmas instalações, agora presumo que ainda mais degradadas, sei que a Assembleia Municipal, no passado dia 24 de Setembro, aprovou por unanimidade uma proposta da autoria do PCP a exigir ao actual Governo o cumprimento dos compromissos já anteriormente assumidos na concretização da transferência da UA para o Seixal, com correspondente disponibilização das verbas necessárias.Aguardemos, pois, pelo próximo Orçamento de Estado e, pela parte do PSD, continuaremos atentos e activos caso se continuem a verificar os cortes orçamentais com que o Governo Socialista tem brindado o nosso Distrito, os quais, em termos de investimentos, se têm cifrado, nos últimos 2 anos, por decréscimos da ordem dos 40%."

2 comentários:

PeTeR disse...

Bela ideia! UA no Seixal seria importante para o Concelho dinamizando e projectando este adormecido pedaço de "deserto".

Tens todo o meu apoio se decidires tomar alguma iniciativa para o retorno da UA ao Seixal.

Ponto Verde disse...

UM desafio no blogue A-SUL , um estudo comparativo Metro Sul do Tejo - Metro do Porto , a apresentar no próximo FORUM DE DISCUSSÃO ou num qualquer orgão de informação livre!

www.a-sul.blogspot.com

blogaqui?