segunda-feira, janeiro 12, 2009

CDU – Presta Contas em 2008 – Parte II

Tal como havia sido dito, será agora feita a análise ao trabalho ambiental desenvolvido pela CMS nos últimos 4 anos.

O primeiro ponto a salientar é o facto de, à semelhança do exemplificado no post “Parte I”, o trabalho feito é tão pouco que houve a necessidade por parte da CDU de agrupar este ponto em “Ambiente e Serviços Municipais”.

Analisemos agora aquilo que foi feito, e note-se, isto é o que foi apresentado pela própria CDU como o trabalho dos últimos anos:

· Plantadas 1486 árvores –Esta seria uma grande iniciativa, não fosse o facto de nos últimos 4 anos terem sido abatidas milhares de árvores no concelho do Seixal, desde os mais de mil sobreiros abatidos na Quinta da Princesa, às dezenas de árvores abatidas para a criação da Quinta da Trindade, também na zona da Torre da Marinha foram abatidas dezenas de árvores para dar lugar a mais construção, a mais betão. Nestes últimos quatro anos as árvores abatidas e ardidas com suspeita de fogo posto foram milhares. No entanto, temos uma CMS que promoveu esse mesmo abate, que não reflorestou a zona da Flor da Mata, independentemente de ter reconhecido o seu valor ecológico, e que no entanto vem vangloriar-se de ter plantado cerca de 1500 árvores. Isto, não são políticas ambientais sérias. Isto é gozar com os munícipes!

· 14000000m3 de água distribuidos– Esta acção enquadra-se em serviços municipais. Sinceramente não percebo qual o interesse deste ponto, com centenas de milhares de habitantes como é normal há um grande consumo de água. Mas agora pergunto, porque não pôr os metros cubicos de águas residuais não tratadas que são directamente largados na baía do Seixal? Isso sim era um número interessante de ser divulgado, mas mais uma vez seria apresentar um atestado de incompetência à CDU.

· 44 Novos abrigos de passageiros e 131 374 munícipes nos autocarros municipais – E mesmo assim não conseguiram arranjar solução para paragens como “esta” ou “esta”! A substituição de paragens antigas por umas mais modernas não constitui uma significativa melhoria nos transportes intra-municipais. Pelo contrário, constitui uma adesão da CMS ao facilitismo, onde através de manobras puramente auto-promotoras ilude os munícipes quanto ao trabalho realizado, através de substituição de paragens com grande tráfego e locais de passagem, para que pareça que a CMS anda a desenvolver um grande trabalho a nível de transportes, quando na verdade tudo não passa de uma ilusão. Não há por parte da CMS uma tentativa valida de implementar o uso dos transportes públicos como meio de deslocação intra-municipal.

· Construídos 7 km de colectores domésticos e pluviais - É parte das competências da câmara municipal levar a cada novo lote edificado as infra-estruturas dos serviços municipais, ou seja, neste caso, os 7km representam nada mais do que aquilo que foram obrigados a fazer dada a quantidade exorbitante de licenças de construção. Não obstante, é aqui apresentado como uma mais-valia do trabalho municipal fomentado pela CDU, quando na verdade, como projecto autárquico em si, isto não constitui senão uma obrigação da CMS.

E assim findam as acções da CDU na preservação do Ambiente e melhoria da Prestação de Serviços Municipais.

E agora pergunto: e quanto ao facto de o Seixal ser uma das 5 cidades Portuguesas com pior qualidade do Ar?

Que medidas foram tomadas?A qualidade do ar no concelho do Seixal é por mais de 28 dias (limite legal) inferior ao mínimo admissível, ou seja , num ano, no Seixal, a qualidade do ar é considerada Má ou Muito Má durante aquilo que seriam quase 2 meses, isto equivale a dizer que durante quase dois meses por ano, os munícipes inalam partículas atmosféricas nocivas em quantidades que são prejudiciais à sua saúde.. e a Câmara não tomou qualquer medida. Não obstante, é bandeira da CMS a reivindicação de um hospital. E prevenção? Não é necessária? Uma boa saúde pública começa na prevenção e neste campo a CDU não apresentou nada. Aliás, como já tem vindo a ser habitual.

E quanto à contaminação da Aldeia de Paio Pires, que tem os seus solos gravemente contaminados devido à Siderurgia? E os terrenos envolventes da antiga fabrica da pólvora? E a poluição e descargas a céu aberto que são visíveis na baía? E a preservação do sapal? E a preservação da zona da Verdizela que está afecta à Rede Natura 2000? E quanto à retirada da “sucata” que vai estando na baía, em forma de cenário pós-apocalíptico? E a reflorestação de zonas onde foram abatidas ou queimadas árvores? E a tentativa de criar infra-estruturas de forma a evitar congestionamento de trânsito e, consequentemente, evitar a emissão de gases poluentes daí decorrentes?E poderia continuar por linhas e linhas….

Em resumo, quatro anos dariam certamente para resolver inúmeros dos problemas ambientais do Seixal, alguns dos quais, colocam em risco a saúde dos munícipes e NADA foi feito.

A CDU tem muito que prestar contas! De facto no Seixal a única “CDU – Consigo a obra que se vê!” é mesmo obra, no verdadeiro sentido de urbanização desenfreada e desregrada que em nada serve os interesses do Seixal e dos seus habitantes.

5 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Que excelente descrição do Seixal que esta neste post, mais conciso e preciso não podias ser.

Este prestar contas da CDU não serve para nada a não ser para revelar as suas fraquezas enquanto poder local.

Beatriz Ferreira disse...

É incrivél, mas actualmente já existem processos de regeneração ambientais ao nivel dos solos e das linhas de água bastante eficientes. O caso da Expo 98 foi um exemplo disso.
Considerando a quantidade de pessoas que vivem no Seixal e as outras todas que desta cidade depende, não valia a penas apostar num projecto verdadeiramente ambiental "em grande" e deixar estas progagandas soviéticas de parte?

É que até os próprios números são ridiculos visto a dimensão da cidade. É preciso ter lata...

Anónimo disse...

mais uma vez o pcp deixa tudo sem resposta.

a resposta é o silêncio, pois já perceberam que não há nada a dizer para além de reconhecer que nada fizeram pelo seixal nos ultimos 30 anos.

Anónimo disse...

isto é tudo verdade?

gostava que alguém pudesse esclarecer.

se é verdade, então garanto que nunca mais votarei nesses srs que governam a minha terra.

Anónimo disse...

É verdade, eu tambem recebi esse "CDU - Presta contas em 2008" e de facto aquilo que lá esta é mesmo o que tem vindo aqui a ser denunciado e mostra a incopetencia dos srs da CDU.

blogaqui?