segunda-feira, fevereiro 11, 2008

A imagem do Seixal: publicidade enganosa!

Imagem retirada daqui
São conhecidos os textos doutrinários comunistas que fazem a apologia do bom que é viver num regime do género.
A propaganda que confunde amiudadamente a ficção com a realidade e que transforma em maravilhoso o que é sofrível, e muitas até miserável é uma prática totalitária e que choca pelo seu afastamento em relação ao que existe.
As palavras que transcrevemos infra, fazem parte de um documento da autoria da Câmara Municipal do Seixal denominado “Seixal, investir com futuro.”

“O seu principal recurso natural é a Baia do Seixal. Com cerca de 500 hectares, as suas águas calmas e abrigadas são escolhidas como “maternidade” e “cresce” para inúmeras espécies aquáticas. Em torno deste elemento central, e profundamente associado ao mesmo, é possível encontrar um vasto Património Histórico-Cultural, com destaque para os Núcleos Urbanos Antigos, Quintas Senhoriais, Embarcações Tradicionais, Moinhos de Maré e Arqueologia Industrial, num ambiente de tranquilidade, onde a natureza e o espaço urbano convivem em perfeita harmonia.

Ao longo do ano, o Seixal oferece ainda uma vasta programação cultural, desportiva e de recreio, marcada por inúmeros eventos, espectáculos, animação de espaços públicos e muitas actividades de Lazer nos Parques e Equipamentos Existentes.”

Como é evidente, pelo menos para todos os que residem no concelho do Seixal, a descrição que se faz do Seixal é apenas fruto do imaginário do propagandista. Ao invés de se descrever o que existe, prefere-se a criação de uma imagem profundamente melhor que apenas pode ser resultado de um inabalável e cega fé que se confunde com sonhos e esperanças.
A propaganda comunista no Seixal é a meu ver, apenas e só, publicidade enganosa!

2 comentários:

hkt disse...

O que existe de facto, no Seixal, é uma "mediocridade dourada". Uma imagem que não resiste ao aproximar das câmaras.
O Seixal da propaganda resume-se às zonas de passagem, o Seixal real está oculto e é sistematicamente ocultado.

Bluegrowth disse...

Eu já estou na fase em que me deprimo!

Leiam o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo no Seixal e vão ficar três dias deprimidos sem conseguir sair de casa.

Este domingo à tarde estava um céu lindo. Como qualquer família quis passear... para não ter de ir nem para o Rio Sul nem para o Almada Forum - como metade da população destes concelhos - lá fui dar uma corridas com o meu filho no parque da paz em Almada.

A pergunta é simples... onde é que se passa um domingo à tarde no Seixal? Agradeço as respostas ao post no Baía do Seixal

blogaqui?