quarta-feira, setembro 16, 2009

Debate Fernão Ferro

Deixo aqui o Post colocado no Blog "Pensar Seixal" escrito pelo Filipe Daniel Nunes sobre o debate de Fernão Ferro que decorreu na passada Sexta-Feira. Relembro a todos que hoje é o dia de Paio Pires. Agradecemos a disponibilização do texto pelo seu autor! Obrigado.

"Decorreu ontem sexta-feira (dia 11 de Setembro) o primeiro debate entre os candidatos às eleições autárquicas organizado em conjunto pelo Jornal do Seixal e a Rádio Baía.

A primeira freguesia foi a de Fernão Ferro e estiveram presentes candidatos do PCP, do PS, do PSD e do BE. Foi um debate animado por muitas pessoas presentes, sendo certo no entanto que na sua grande maioria directa ou indirectamente ligadas aos partidos políticos representados.

De acordo com o modelo seguido cada candidato fez uma intervenção inicial de cerca de 8 minutos tendo sido depois aberto um período de perguntas e comentários por parte da população presente.

Julgamos que o modelo apresentado não favorece muito a relação entre intervenção e candidato. Foram feitos, seguramente, mais de 20 intervenções, sendo que os candidatos apenas se pronunciaram no final. A nosso ver as respostas deveriam ser dadas com conjuntos de 3 a 5 intervenções.

No que concerne aos candidatos é importante esclarecer que nem todos estiveram ao mesmo nível.

Carlos Pereira, o actual Presidente da Junta de Freguesia (nas listas do PCP) não tem propriamente o dom da palavra e teve alguma dificuldade em passar a sua mensagem. Sendo certo que é o Presidente da Junta de Freguesia desde a criação desta – pelo que não se pode dizer que não tenha feito nada – limitou-se a referir um conjunto de promessas (maior parte delas promessas com umas barbas maiores que o Pai Natal) e a referir um conjunto de lugares comuns. Não é que não conheça a freguesia, mas tem pouca noção da verdadeira realidade da mesma.

No que concerne ao candidato do PS (que acabou por sair de ambulância em virtude de se ter sentido mal), este não esteve propriamente muito eloquente e teve alguma dificuldade em apresentar de forma clara as suas ideias. Seja como for, pareceu um homem ponderado e com capacidade e talvez tenha sido limitado pelo seu estado de saúde.

Já o candidato do PSD (Franklim Vinhas) apresentou um discurso bem construído e trabalhado e soube manter a plateia atenta às suas palavras. Notou-se perfeitamente que tinha feito o trabalho de casa e mostrou ser uma alternativa válida ao executivo PCP (note-se que o PSD tem sido consistentemente a segunda força mais votada na freguesia de Fernão Ferro).

Quando ao candidato do BE (Aniceto Correia), que se mostrou bastante confortável, com um discurso de improviso não deixou qualquer margem para dúvidas quanto ao facto de conhecer muito bem a freguesia e os seus problemas. Um discurso vivo e com o dedo sempre na ferida.

Fernão Ferro é uma freguesia com muitos problemas, decorrentes sobretudo da sua malha urbanística resultado de um espartilhamento anárquico do território. As AUGI’S (áreas urbanas de génese ilegal) são porventura o seu maior problema, mas a falta de equipamentos (escolas, pavilhões desportivos, cemitério, quartel dos bombeiros) condicionam decisivamente a qualidade de vida da população.

Na próxima quarta-feira (dia 16 de Setembro) o debate é em Paio Pires. Procuraremos também acompanhar a discussão e o debate de ideias e dar a conhecer a nossa opinião aos nossos leitores."

2 comentários:

Pina Martins disse...

Como podemos ver no Texto o nosso companheiro Vinhas esteve muito bem no debate.

Parabéns e força que este é certamente o caminho que nos vai levar à vitória!

Cumprimentos

Anónimo disse...

já são amigos outra vez. fico mt contente por saber que já se deixaram de birras parvas.

blogaqui?