domingo, março 08, 2009

JSD Seixal em Formação II

Caros leitores, o dia de hoje foi bastante longo em termos de jornadas de discussão politica. O dia de 6º feira como é normal nestes tipos de formações acabou bastante tarde, por volta das 4h da manhã, com os militantes da JSD de todo o país, a ficarem acordados até altas horas numa discussão acesa e acutilante sobre o estado do País, numa espécie de távola redonda daquelas que não conseguimos abandonar a mesa, porque as experiências e opiniões são tantas que não conseguimos abandonar a discussão.

Mas mesmo assim, como juventude responsável que somos e com a irreverência que nos caracteriza, hoje de manhã por voltas das 10 horas já estavam todos os participantes reunidos na sala, para dar inicio à abertura dos trabalhos.
Por isso, a abrir a sessão pela manhã tivemos o prazer ( e confesso que fiquei muito bem impressionado) de ouvir o Dr. Castro Almeida, Presidente da CM São João da Madeira, em que este nos transmitiu a sua forma de estar na politica, e nos referiu os planos que implantou na sua autarquia para combater o desemprego e transformar um Concelho onde imperava a mão de obra intensiva para um Concelho de mão de obra qualificada. Para termos uma ideia, a MCClaren neste momento apostou neste Concelho para produzir calçado. E a MCClaren é claramente uma marca de relevo internacional que tem implantação global e que poderia ter escolhido qualquer parte do mundo para este novo segmento de negócio. Também adoptou para o Concelho, 2 planos estratégicos de dimensões visionarias e que visavam melhorar substancialmente a qualidade do Concelho. O primeiro foi um plano centrado exclusivamente na melhoria da inovação e competitividade e o segundo foi um plano que faz muita falta no Seixal que foi um plano de desenvolvimento urbanístico.

A segunda conferência, foi um almoço conferência, com o Dr. Manuel Frexes, Presidente da CM Fundão, que nos falou sobre o plano turístico do Fundão aonde o plano basilar assentar sobre as características das Aldeias Locais, e sobre o metódo como eram construídas, em suma falou-nos de turismo rural como forma de potenciar uma região que sem nenhum plano seria mais uma zona economicamente deprimida. Como se pode ver, no Seixal, também não existe nenhum plano de turismo local.

Depois destas duas intervenções, posso garantir-vos que o PSD, é a melhor opção para a gestão autarquica porque sabe claramente adpatar-se as necessidades reais da população, e não assenta a sua gestão autarquica em propaganda mas em obras concretas. Uma maneira de estar muito diferente da gestão autarquica da CDU no Seixal.

Da parte da tarde tivemos o Presidente da JSD, o meu companheiro Pedro Rodrigues, numa conferência subordinada ao tema: " O que é ser da JSD??? Causas de uma geração" , em que o Presidente da maior Juventude Partidária do País nos falou da irreverência que nos caracteriza e da nossa forma inconformada de estar na política, para melhor servir os nossos cidadãos, os nossos concelhos e o nosso País.

Por volta das 18h00, tivemos uma acção bastante interessante, e que muito serve os interesses da JSD Seixal, com o Deputado Agostinho Branquinho, subordinada ao tema de como preparar uma campanha eleitoral, devo dizer-vos que esta foi uma das conferências em que mais perguntas houve, também devido ao facto de estarem aqui presentes militantes da JSD de todo o país, inclusive dos Açores.

Por fim, no jantar conferência com o Eurodeputado do PSD, o Dr. Silva Peneda, a conferência que a mim pessoalmente me fascinou porque a discussão foi sobre a Europa. Uma discussão sempre baseada muito na subjectividade e com exercícios intelectuais bastante estimulantes sobre a união em que nos encontramos inseridos, que também durou, como seria de esperar até tarde.
Depois desta conferência como seria de esperar, mais discussão sobre tudo o que hoje absorvemos, e que nos irá ser muito útil neste ano com 3 eleições.

Ou seja, garanto-vos que o que a militância tem de melhor são estas conferências em que contactamos com pessoas de todo o país, com as mais variadas sensibilidades, e com opiniões bastantes próprias de ver o meio aonde estão inseridos politicamente.

Assim são 3h57 da manhã e o meu dia depois de publicar este post, vai acabar. Amanhã terei mais uma conferência logo de manhã com o Eurodeputado Carlos Coelho, e as 13h da tarde a sessão de encerramento que conta com a Dra. Manuela Ferreira Leite. Peço-vos desculpa, por não ter actualizado logo o blog como tinha prometido, mas como não tenho o meu portátil, tive de contar com a boa vontade de alguém que me deixasse utilizar o seu computador para publicar o post.

De realçar que todas as conferências no final tinham direito a perguntas aos oradores, e que não as reproduzi aqui, porque as questões foram mais que muitas. Como já estamos no Dia Internacional da Mulher, a todas as mulheres um excelente dia.

Amanhã tambem reproduzirei o último dia. A todos um excelente Domingo.

Sem comentários:

blogaqui?