quinta-feira, novembro 12, 2009

A CDU Seixal e o Ensino

Ranking Escolas Secundárias 2009



305| Escola Secundária Alfredo dos Reis. Silveira

363| Escola Secundária João de Barros

445| Escola Secundária Manuel Cargaleiro

508| Escola Secundária da Amora

530| Escola Secundária José Afonso

Foi com tristeza que ao ver a lista do ranking das escolas secundárias em 2009, dei por mim, mais uma vez, a encontrar as escolas do concelho em lugares pouco prestigiantes.

Este tema é sensível. Sei que os valores obtidos pelas escolas do concelho não se devem à falta de capacidades dos alunos do concelho, não acredito que seja pela falta de qualidade do corpo docente, nem pela falta de infra-estruturas afectas ao ensino.

Existe na minha óptica, não uma causa, mas sim um conjunto de factores que interligados resultam no desfasamento entre a qualidade de ensino que se aspira para o concelho e os resultados reais. (Antes de mais, sei admitir que estes valores estão minorados uma vez que existe uma grande quantidade de alunos “externos” a realizar provas e consequentemente a fazer baixar as médias das escolas todos os anos, não obstante, também as outras escolas os têm e como tal, a posição relativa entre elas não iria ser alterada)

Passarei a enunciar alguns dos factores que acho pertinentes para explicar estes resultados: (MAIS)

4 comentários:

Anónimo disse...

A JSD/Seixal que durante os últimos 4 anos foi quem fez uma verdadeira oposição ao executivo camarário não reage em relação ao oportunismo do Sr. Paulo Cunha ?
Anda tudo a dormir ou já se demitiram de fazer política?

Anónimo disse...

ó putos façam-se homens...porque não dão a cara pelos jovens do pinhal do general? pois claro, lá não há bares...mas há lá uma menina dos morangos..

Filipe Farinha disse...

Um post de grande qualidade!

Na minha opinião existe ainda um outro factor extremamente importante: A educação dada às crianças por parte dos pais e a relação dos mesmos com a escola enquanto instituição e com o professor enquanto elemento responsável por uma parte importantíssima da educação dos seus filhos. Tais elementos estão também eles ligados aos factores que referiste, nomeadamente sociais e económicos.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não podemos tapar os olhos, os alunos das escolas da margem sul, é maioritariamente oriundo das antigas colónias Portuguesas, o que faz com que a qualidade baixe...

blogaqui?