quinta-feira, maio 28, 2009

VENCER A CRISE! PROPOSTAS PARA O FUTURO

DISTRITAL DE SETÚBAL DA JSD PROMOVEU CONFERÊNCIA COM ALEXANDRE RELVAS
“VENCER A CRISE! PROPOSTAS PARA O FUTURO”


A Comissão Política Distrital de Setúbal da Juventude Social-Democrata promoveu na passada Sexta Feira, dia 22 de Maio, uma conferência na sede da JSD Barreiro subordinada ao tema “VENCER A CRISE! PROPOSTAS PARA O FUTURO”.

AGIR HOJE PARA PREPARAR O AMANHÃ

Alexandre Relvas, presidente do Instituto Sá Carneiro e vice-presidente da Logoplaste, foi o orador convidado da sessão, tendo proporcionado aos presentes uma interessante oportunidade para debater a crise, as suas origens e como pode a sociedade agir hoje para preparar o amanhã.
A consciência de que não há um caminho único foi bastante vincada, tendo o orador criticado algumas das medidas do Executivo, nomeadamente algumas nacionalizações anunciadas, assim como o excessivo peso que o Estado continua a ter na economia nacional, enviesando-a e dificultando o seu dinamismo, competitividade e inovação.

A EDUCAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO SÃO PROBLEMAS ESTRUTURAIS DO PAÍS

Socorrendo-se das estatísticas, que colocam Portugal muito atrás dos seus pares europeus em matéria de frequência e conclusão dos vários graus de ensino (básico, secundário e superior), Alexandre Relvas admitiu que muito precisa ser feito para assegurar que Portugal conseguirá acompanhar a Europa quando a retoma surgir. Aqui, onde o Estado deverá ter um papel, Alexandre Relvas considera que é relevante não promover facilitismos nem falsas expectativas.

O MITO DO CAMINHO ÚNICO - O TEMA DAS OBRAS PÚBLICAS

A exemplo do que tem sido defendido pelo PSD, Alexandre Relvas mostrou-se muito crítico em relação às grandes Obras Públicas como motor de desenvolvimento do País. A aposta na dinamização do sector privado e o “não enviesamento da economia” são os melhores auxílios que podem ser dados às empresas já que, segundo afirma, “o capitalismo tem sempre demonstrado, e vai voltar a demonstrar, que tem mecanismos de regeneração para regressar ao crescimento e à prosperidade”.

Entre a audiência estiveram presentes membros do PSD Barreiro e do PSD Almada, bem como diversos militantes e simpatizantes sociais-democratas dos concelhos de Almada, Seixal e Montijo .

Pela Comissão Política Distrital
Tiago Miguel Alves

Sem comentários:

blogaqui?