domingo, maio 04, 2008

JSD Seixal apoia Manuela Ferreira Leite

A maioria dos dirigentes da JSD Seixal apoia a candidatura da Dra. Manuela Ferreira Leite por considerar que é a melhor opção para a liderança do PSD devido à sua competência e seriedade que revitalizará a imagem externa e interna do nosso partido.
Contudo, e por nos tratarmos de um partido livre, existem membros na JSD Seixal com posições diferentes.

44 comentários:

Anónimo disse...

Só fizeram foi bem!!!

Anónimo disse...

Quer dizer, apoiam uma mulher de valores e principios, mas não sabem demonstrar um principio básico que tem sido a isenção no apoio a seja quem for e a que eleições do partido foram.
Por outras palavras se existem elementos que no seio da JSD não apoiam a Dr. Manuela Ferreira Leite, apoiar um candidato é sem dúvida alguma não respeitar a opinião de alguns dos elementos da CPS da JSD Seixal.
Que raio de principios têem a JSD?
Nenhuns!!!
Que falta de respeito pelos colegas com opiniões diferentes!!!
Cumprimentos,
-M-

Anónimo disse...

BEM MAL!
Aliás, as estruturas nem se deveriam pronunciar, já que o voto é individual.
Ainda existem resquícios do passado, para além de se avaliarem as pessoas em vez dos projectos.

Anónimo disse...

Queridos Jotinhas

A Dr.ª Manuela Ferreira Leite desempenhou as seguintes funções de Estado:

- 1990 / 1991 – Secretária de Estado do Orçamento
- 1991 / 1993 – Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento
- 1993 / 1995 – Ministra da Educação.
- 2002 / 2004 – Ministra de Estado e das Finanças

Enquanto uns têm fama de nunca terem completado os mandatos, embora isso não corresponda à verdade, existem outros em que na realidade isso aconteceu, como é o caso da Dr.ª Manuela.

Resta saber se foi por incompetência ou por competência a mais, mas o certo é que se desconhece quais os relevantes serviços prestados na governação pela Dr.ª Manuela Ferreira Leite, a não ser ter sido a autora do aumento do IVA que o Sócrates, seguindo o mau exemplo, também aproveitou.

Como ela esteve há já 17 anos no Ministério da Educação, provavelmente alguns dos jotinhas ainda não eram nascidos e por isso nada sabem sobre a senhora, a não ser aquilo que lhes impingem como sendo uma grande estadista.

Não se iludam.

Paulinha

Filipe de Arede Nunes disse...

A JSD Seixal como estrutura política não vale um voto sequer, uma vez que o voto é singular como se disse.
No entanto, e ao contrário do que se possa dizer, o PSD vive um momento na sua história que obriga a que as estruturas se pronunciem públicamente.
As comissões políticas - órgãos executivos - têm legitimidade para se pronunciarem sobre a vida do partido, e é precisamente isso que a JSD Seixal faz neste momento.
No entanto, este apoio da JSD Seixal nada mais é do que a expressão de um desejo. Não se quer com isto condicionar quem quer que seja, uma vez que existem posições diversas entre os militantes da estrutura.
Apesar de tudo, é resultado de uma maioria clara, e a isso, eu chamo democracia.
Quanto às críticas à Dra. Manuela Ferreira Leite, valem, como em tudo na vida, o que valem e devem ser valoradas em função das pessoas que as proferem.
Vindo de anónimos não valem nada. Vindas de gente que nunca fez nada pelo país, não valem nada.
Vindas daqueles que se preocupam exclusivamente em críticar, não valem nada.
Não é este o espaço para destruir os argumentos que se levantam contra a Dra. Ferreira Leite. Se esta ganhar as eleições do PSD, então a conserva será outra, e nessa altura, as pessoas identificáveis e com cara terão resposta.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Caro Filipe,

“A JSD Seixal como estrutura política não vale um voto sequer, uma vez que o voto é singular como se disse.”

Se o voto é singular qual a necessidade da JSD se pronunciar sobre a quem dá o seu apoio?

“No entanto, e ao contrário do que se possa dizer, o PSD vive um momento na sua história que obriga a que as estruturas se pronunciem públicamente.”

Que “obriga”, mas quem é que obriga? Que eu saiba ninguém obrigou a JSD do Seixal a pronunciar-se! Até após calorosa discussão, em que havia elementos presentes que eram contra o pronunciamento do apoio, pois isso podia de certo modo ir contra os que apoiavam outros candidatos, a JSD no seu (primeiro brilhantismo democrático) foi tudo menos democrática! Bastava haver um elemento que apoiava uma candidatura diferente, para (DEMOCRÁTICAMENTE) a JSD não apoiar ninguém publicamente.

“As comissões políticas - órgãos executivos - têm legitimidade para se pronunciarem sobre a vida do partido, e é precisamente isso que a JSD Seixal faz neste momento.”

E fê-lo contra a vontade de outros elementos!

“No entanto, este apoio da JSD Seixal nada mais é do que a expressão de um desejo. Não se quer com isto condicionar quem quer que seja, uma vez que existem posições diversas entre os militantes da estrutura.”

Esse desejo partiu de UMA pessoa (creio Filipe que sabes de quem falo). Pois se essa pessoa não tivesse dito o que disse, de certeza que os outros feitos cordeirinhos não tinham votado o que votaram.

“Apesar de tudo, é resultado de uma maioria clara, e a isso, eu chamo democracia.”

Meu caro, democracia significa: (pluralidade de idéias). Algo que não foi respeitado.

Cumprimentos,
-M-

Filipe de Arede Nunes disse...

Caro M.
O seu proto-anónimato, obriga-me a não lhe responder mais.
Eu não assino os meus textos com pseudónimos. Tenha coragem e assuma a sua identidade, porque eu não tenho paciência para brincar às juventudes partidárias e aos blogues!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Para Filipe de Arede Nunes

Usando o mesmo estilo do “M” com quem concordo inteiramente com o que escreveu e por isso não vou repetir os mesmos argumentos, passo a responder:

“Quanto às críticas à Dra. Manuela Ferreira Leite, valem, como em tudo na vida, o que valem e devem ser valoradas em função das pessoas que as proferem.”

Não foram críticas. Limitei-me a factos para que se possa fazer uma análise mais profunda e não tão superficial.

”Vindo de anónimos não valem nada. Vindas de gente que nunca fez nada pelo país, não valem nada. Vindas daqueles que se preocupam exclusivamente em críticar, não valem nada.”

Os anónimos também votam e podem ter opinião, para além de muitos deles, se calhar, já terem feito muito pelo país e pelo partido.

“Não é este o espaço para destruir os argumentos que se levantam contra a Dra. Ferreira Leite. Se esta ganhar as eleições do PSD, então a conserva será outra, e nessa altura, as pessoas identificáveis e com cara terão resposta.”

Esta observação não compreendo, não só por estar confusa, como também por conter uma espécie de ameaça velada: “se esta ganhar…”

O que vai acontecer? Vai haver caça às bruxas?

Então este espaço é só para apoiar a “candidata oficial” da JSD/Seixal?

Que raio de democracia!

Caro Filipe:

Não é desta forma que melhor pode defender a Jota, o Partido ou a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, pois existem - para já - 5 candidatos à liderança e todos nos devem merecer o máximo respeito e consideração.

Aceite os argumentos respeitáveis dos outros e não responda de forma tão agressiva e tão pouco democrática como o fez com o “M”, porque se não anda a brincar às juventudes partidárias e aos blogues, até parece.

Cumprimentos,

Paulinha

Filipe de Arede Nunes disse...

Cara Paulinha!
O respeito na vida tem de ser merecido! O anónimato, ainda que sob pseudónimo, não me merece quaquer respeito, tão só porque se não se tem coragem de assinar o que escreve, é porque não quer ser credível
Respondo-lhe apenas a um dos pontos que suscitou: não há cá ameaças veladas a quem quer que seja. Se a Dra. Manuela Ferreia Leite ganhar as eleições, então essa será a altura para responder às críticas que lhe fazem.
Seja como for, o blog da JSD Seixal é um espaço livre. Não será feito nenhum post a enaltecer as caracteristicas de nenhum dos candidatos à presidendência do PSD, apenas foi neste, declarado o apoio decidido por um órgão executivo com competência para o efeito.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Uma só questão...

Essa proclamada votação envolveu quantos militantes da JSD Seixal?
Num total de quantos membros?
Esse número de votantes é suficiente para "obrigar" a uma tomada de posição da estrutura?

Agradecia,se não houvesse inconvenientes á facção da JSD Seixal que tomou esta posição, que me ilucidassem...

Saudações sociais-democratas de um dos muitos anónimos que compõem este grande partido.

Daniel Geraldes disse...

Facção??? Qual facção???
A estrutura foi a votação,e na votação havia militantes a favor de uma candidatura e a favor de outra candidatura, como estrutura democratica ganhou a maioria dos militantes que achavam que a Dra Manuela Ferreira devia ter o apoio da JSD Seixal como estrutura!
Mas isso não altera em nada o voto dos militantes que acham que devem apoiar outra candidatura. Institucionalmente a Dra Manuela Ferreira é apoiada pela JSD Seixal, pessoalmente quem pensa de maneira diferente é livre de o fazer.
Só que como estrutua democratica, volto a repetir para não haver enganos, ganhou a maioria dos votantes.

Anónimo disse...

"Não é este o espaço para destruir os argumentos que se levantam contra a Dra. Ferreira Leite. Se esta ganhar as eleições do PSD, então a conserva será outra, e nessa altura, as pessoas identificáveis e com cara terão resposta."
uiiiiiiii
uiiiiiii... fiquei cheio de medo!!
Boa uma caça às bruxas!! Ou será aos bruxos!! Isto depois vai ser uma autêntica revolta dos laranjinhas. Vai ser uma autêntica noite das facas longas!!
uiiiii....

É só lolada!
Se calhar era isso que deviam fazer com certos elementos da JSD depois das eleições para a CPD Distrital.
O senhor que proferiu tal comentário se tem algum cargo na JSD só tem um caminho ... o da rua... o de se demitir.
É mau demais para um país democrata...Quase parece o PCP.

Anónimo disse...

Caro Filipe,

Em resposta à sua pergunta, direi apenas que o -M-, é uma letra para o início daquilo em que acredito, que é a monárquia.

Portanto -M- é de monarquico.

Espero que já saiba quem sou.

Eu apoio a Dr.Manuela Ferreira Leite, mas não posso aceitar que uma estrutura maravilhosa como é a JSD do Seixal se deixe cair numa falta de respeito pelas opiniões dos seus militantes.

Quanto ao anónimo que perguntou:

"Essa proclamada votação envolveu quantos militantes da JSD Seixal?
Num total de quantos membros?"

Meu/minha caro(a),
Lamento mas não poderei responder à sua questão visto que a resposta a esta questão caberá apenas se for de sua vontade ao presidente da JSD do Seixal.

Cumprimentos,
-M-

Anónimo disse...

Só espero que a CPS do PSD não cai a mesma asneira que a imaturidade da JSD ao declarar apoio a determinada candidatura. Pois se depois a candidatura que apoia não ganhar vai ter de se demitir tal como fez há uns meses atrás qd apoio o Dr. Marques Mendes.

Paulo Edson Cunha disse...

boa noite, apenas duas rectificações:
1. A anterior Comissão Política de Secção do PSD Seixal não apoiou o Dr. Mendes, mas sim eu próprio, que era seu mandatário.
2. A CPS não se demitiu por esse motivo mas por entender que devia antecipar as eleições, que de outra forma se realizariam por agora, por entender que o partido, numa altura em que tinha havido eleições para a Nacional e para a Distrital, podia aproveitar e antecipar esse ciclo político preparando assim mais cedo as eleições autárquicas. Lógico que nem nos passava pela cabeça que poucos meses depois estaríamos novamente a escolher o líder, mas neste momento eleições na concelhia é um cenário sequer equacionável, independentemente de quem ganhar as directas.
Pessoalmente apoio a Dra. Ferreira Leite, conforme já expressei no meu blogue, mas há elementos da CPS a apoiarem outros candidatos e, eu inclusive até vejo com muita simpatia a candidatura do Dr. Pedro Passos Coelho.
A CPS/Seixal não tomará posição oficial sobre estas eleições.

Anónimo disse...

Muito obrigado por nos elucidar qt ao motivo da CPD/PSD se ter demitido. Mas, penso que essa é a justificação pública mas não a principal. Sei, que com a essa tomada de posição se calhar prejudicou possiveis alternativas de aparecerem para concorrer à CPS/PSD. Foi sem dúvida uma boa jogada de antecipação.
Mas cada um sabe de si.

Anónimo disse...

Assim é que deve ser.
Individualmente cada um declara o seu apoio a quem muito bem entender.
Haja alguém com bom senso.

Anónimo disse...

Não vejo necessidade na secção do Seixal em declarar apoio a nenhum dos candidatos, muito menos quando causa conflitos internos que seriam de outro modo relevados para segundo plano e dando dessa forma oportunidade a uma maior e melhor troca de ideias e defesa dos interesses do partido.
Espero que esta posição não traga mais dissabores políticos internos ou externos á JSD. Seria triste ver guerrilhas internas ou o desmoronar de uma estrutura que nos habituou nos últimos anos a um trabalho tão real e benéfico.

Não por uma questão de legalidade ou por não o poder fazer, mas julgo que a JSD Seixal se devia ter abstido enquanto estrutura de denunciar qualquer apoio.

Penso não haver sequer nenhum benefício (para a secção ou algum dos seus membros) relativo a esta declaração.

No entanto, a secção do Seixal irá continuar a trabalhar em prol da população do Seixal, do país e do partido de todos nós.

Saudações sociais democratas,
3010307090

Filipe de Arede Nunes disse...

Isto de escrevermos sobre o passado sem o conhecer!
Caça às bruxas e a noite das facas longas! Há de facto cada um!
Não responderei mais a comentários anónimos, quando estes se refiram especificamente à minha pessoa.
Seja como for, estou disponível para responder pessoalmente a qualquer um dos comentadores que tem alimentado esta polémica inexistente.
Por fim, devo deixar uma última nota: aqueles que não são militantes do PSD nada têm a ver com este assunto; os outros, conhecem-me o suficiente para me apontarem directamente as críticas que tiverem.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

POr favor então explique o significado das suas palavras.
Ou então abtenha-se de as publicar.
"Não é este o espaço para destruir os argumentos que se levantam contra a Dra. Ferreira Leite. Se esta ganhar as eleições do PSD, então a conserva será outra, e nessa altura, as pessoas identificáveis e com cara terão resposta."
São suas e de mais ninguém.

Filipe de Arede Nunes disse...

Mas quem é o anónimo que se me diz para me abster de dizer o que penso? Era o que mais faltava! A liberdade de expressão é uma conquista das sociedades democráticas, e eu, tenciono fazer uso dela, enquanto for vivo!
O anónimo que me antecedeu, não tem cara! Reserva-se ao direito, consagrado neste blog, de comentar anónimamente!
Não tendo cara, não tenho de lhe explicar o que quer que seja, uma vez que não nos encontramos na mesma posição, porque eu assumo o que digo, e o anónimo não!
Seja como for, já respondi a essa questão num dos meus comentários. Não me parece que tenha de defender a Dra. Manuela Ferreira Leite dos ataques baixos que lhe têm sido movidos nesta fase do campeonato, em que é apenas candidata à Presidencia do PSD.
Se ganhar as eleições, então a conversa terá de ser diferente. Não não responderei a ataques anónimos. Não sou cobarde, nem replico a geste desse género!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Não consegue explicar... não explique... pois todos sabemos ler, e ficamos a saber o que "a casa gasta".

Com os melhores cumprimentos
Atentamente
EU

Anónimo disse...

E claro que tem o direito a defender a MFL, tal como defendeu o Dr. Marques Mendes, tal como defendeu o Dr. Luís Filipe Menezes. É o seu dever como militante. Ou será que esse dever é só para alguns?
Existem intocáveis?
E existem os outros?
Será de bom tom ouvir dizer sobre um líder do PSD, que o senhor faz parte, que esse líder já esteve na liderança seis meses a mais do que devia, ou seja, desde a sua eleição?
Pode-se dizer mal de uns e dos outros...não.

Anónimo disse...

este blog parece o blog mais animado da margem sul toda!

bons tempos eram aqueles em que o ponto verde tinha o monopolio

Anónimo disse...

Este jovem Filipe cada vez que fala (escreve) ainda se enterra mais.
Deve dar-se o devido desconto à sua imaturidade política e à falta de argumentos para manter o nível da discussão que ele próprio criou.
Felizmente que na Jota nem todos são como ele.

Saudações

Anónimo disse...

Caro anónimo que escreveu:

"Este jovem Filipe cada vez que fala (escreve) ainda se enterra mais.
Deve dar-se o devido desconto à sua imaturidade política e à falta de argumentos para manter o nível da discussão que ele próprio criou.
Felizmente que na Jota nem todos são como ele."

Meu caro,
Mas qual imaturidade?
Então agora não se pode defender aquilo em que se acredita?
Se o Filipe acredita que está certo, deixemo-lo defender aquilo em que acredita.
Eu faço-o! Independentemente de as minhas posições muitas vezes serem criticadas por 99% dos outros.

Acrescente algo à discussão mas não venha para aqui dizer parvoíces!

A posição e resposta do Filipe em relação ao porquê da Dr. Manuela Fereira Leite ser a melhor opção para o PSD são absolutamente correctas (a meu ver).

O que o Filipe não entende é que a verdadeira democracia não é aquela que tem maioria dos votos (veja-se o caso do PCP ganhar no Seixal á 30 anos), a verdadeira democracia é aquela em que se respeita a opinião de todos, bastando um voto ás vezes para não se fazer determinada acção, como foi o caso desta decissão em que o apoio a ser dado à Dr. Manuela Ferreira Leite, foi chumbada por alguns elementes presentes que apoiavam outras candidaturas. Como de resto é dito no texto que o Mauro escreveu sobre este assunto.

"Contudo, e por nos tratarmos de um partido livre, existem membros na JSD Seixal com posições diferentes."

Cumprimentos,
-M-

Anónimo disse...

"Para além do género e do penteado, a única essencial diferença entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite é que um está no poder e a outra esteve."
João Paulo Guerra, "Diário Económico", 5-5-2008

Anónimo disse...

isto era desnecessario, ainda por cima quando acabaram de criar um problema na v estrutura. "JSD Seixal apoia MFL"? por favor, estao a tentar forçar o que? quem? honestamente...

Anónimo disse...

A JSD Seixal é neste momento uma das maiores estrutura politica de juventude do distrito, pelo que não me parece que esta tenha sido uma posição exemplar, bem pelo contrário. Contudo tenho de respeitar o voto da CPS que nem sequer é unanime, e que nem sequer respeitou as opiniões divergentes na própria estrutura... enfim a democracia tem destas coisas!
Por outro lado, como do Seixal tem sido "cada tiro cada melro", fico na esperança que a profecia se volte a cumprir e que a Dr. Manuela Ferreira Leite a quem reconheço todavia mérito não venha a ser eleita líder do partido, pois julgo que o país necessita de alternativa.
Parabéns Seixal mais uma vez estão em grande!

Anónimo disse...

PPC. O futuro é agora! PPC

Anónimo disse...

PATO! PATINHA! PATÃO! VAIS GANHAR A ELEIÇÃO

Anónimo disse...

Caros(as) Companheiros(as),
Este é um momento de grande importância para o nosso partido. Precisamos de decidir se queremos que o nosso PSD se continue a "arrastar" e a "andar por aí", ou se queremos um partido pujante, com ideias, com um rumo, que possa discutir as próximas eleições com este total desgoverno de José Sócrates.
Penso que essa decisão deve ser de acordo com a consciência de cada um. Basta de caciquismos. Deixem os militantes votar em consciência.

Cumprimentos,

António A.

Anónimo disse...

Este blog está mesmo popular.
Na minha modéstia opinião que vale apenas só por isso, o debate politico que existe dentro do PSD está a acrescentar valor ao nosso partido.
As estruturas têm a obrigação de fomentar o debate e a informação a todos de igual forma. É com tristeza, e acreditem que muita, que vejo a JSD Seixal a tomar uma posição destas, contra tudo o que é a essência do nosso partido e nos distingue da esquerda, como já devem ter percebido estou a falar de DEMOCRACIA.
As estruturas partidárias têm a obrigação de fazer chegar aos seus militantes todos os candidatos, não devem tentar condicionar votos, isto na politica não vale tudo, e cassiquismos é coisa da América Latina.
Espero sinceramente que o PSD Seixal não se prepare para seguir o exemplo da JSD, cada um vota onde quer, no candidato em que mais se reveja. Cada membro da CPS vale o que vale, o seu próprio voto, desculpem aqueles que se acham a "última coca-cola no deserto" mas não estou a dizer mentira nenhuma, como bem sabem.
Boa sorte a todos os candidatos, e que vença quem os militantes com insenção e responsabilidade elegerem, infelizmente para voçes a CPS não vota.

Anónimo disse...

Estão todos convocados para uma furry party. Eu vou mascarado atão de patinha.

Anónimo disse...

Meus caros,
cito:"A estrutura foi a votação,e na votação havia militantes a favor de uma candidatura e a favor de outra candidatura, como estrutura democratica ganhou a maioria dos militantes que achavam que a Dra Manuela Ferreira devia ter o apoio da JSD Seixal como estrutura!"
Pergunto:
- Estão a representar o voto de quem vos elegeu mas não os consultaram certo?
- Qual é o vosso objectivo?

Anónimo disse...

Eu continuo à espera que a JSD faça uma declaração em que admite ter-se precipitado sobre a questão do apoio.
Creio que é mais do que claro pelos comentários presentes neste post pelos vários militantes do partido que este apoio foi precipitado.
Concordo com o anónimo acima quando pergunta qual o objectivo?
Era bom que alguém responde-se aqui neste post, qual a verdadeira necessidade do apoio.
Foi aqui dito "expressão de um desejo". Desejo de quem?
Compreendo se ninguém da JSD responder, significaria apenas uma coisa, estão com medo de admitir o erro.

Anónimo disse...

Quero aqui exprimir a minha indignação pelo facto de uns quantos elementos da jsd seixal estarem a "amordaçar" o resto dos seus dos militantes, assim como estarem a conotá-los com uma candidatura que não é a deles.
Esta situação é digna de um país da América Latina.
Penso que o Hugo Chávez tem que vir fazer umas acções de formação com V. exas. que se julgam donos da razão suprema.
Acho que o "governo" chinês também quer umas aulinhas.

Anónimo disse...

VOTA PATINHA E ENTRARÁS NA LINHA!!!!!

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer que no Tibete os chineses já são a maioria da populção. Isso não legitima a dizimação de uma cultura, e o PCP não tem razão.
ONE WORLD, ONE DREAM, FREE TIBET!!!

Anónimo disse...

ONE WORLD, ONE DREAM, FREE CANNABIS!!!

Anónimo disse...

Festa da naftalina. Traz as traças. Contamos contigo.

Anónimo disse...

Isto já é demais, o anónimo que diz free cannabis deve ser o mesmo da festa furry. Presumo que queira dar um ar divertido ao debate de ideias, ou então estamos perante um caso clinico suspeito.
Boa sorte para a tua causa e continua a fumar e a brincar aos peluches.

Anónimo disse...

eu voto no trappatoni. acho que o PSD precisa de uma pessoa mais experiente. "trappa" amigo, a traça está contigo

Anónimo disse...

É engraçado como um Post tão importante como este para certos elementos da JSD, está a ser empurrado para o esquecimento, com a colocação de inumeros post's todos os dias.
Só consigo tirar uma conclussão desta situação, que é a dos elementos que defendem este post, e por consequencia do seu conteudo estarem com medo.

blogaqui?