quinta-feira, dezembro 06, 2007

Injustiça Social - Janela Aberta


A JSD Seixal visitou ontem, 5 de Dezembro, o Centro de Acolhimento "Janela Aberta" de forma a apurar as razões que levaram ao seu encerramento.

A "Janela Aberta" é uma instituição com 10 anos de existência que se dedica ao acolhimento de crianças e jovens de risco em regime interno, tendo 28 crianças e jovens dos 4 meses aos 19 anos. Tem gestão privada mas encontra-se sobre a tutela da Segurança Social.

Agora vamos a história bizarra por trás do encerramento da instituição, um verdadeiro caso de crime e injustiça social.
No dia 21 de Novembro a "Janela Aberta" foi alvo de um inspecção pela ASAE, sendo encontradas falhas a nível da cozinha que não impendiam o funcionamento de instituição.
NOTA: Os inspectores da ASAE mostraram-se surpreendidos por estarem a efectuar o seu trabalho numa instituição social, agora resta saber quem ordenou esta inspecção com fins maldosos.
Neste mesmo dia a própria directora do Centro Regional da Segurança Social inspeccionou a instituição e resolveu inventar mais problemas na cozinha tendo comentado qualquer coisa como, "isto para a ASAE pode estar bem mas para mim não está".
Foi feito então um acordo entre a instituição e a Segurança Social em que a "Janela Aberta" iria ser servida por uma empresa de Catering visto a suspensão da utilização da cozinha durante 1 semana, enquanto um arquitecta da Segurança Social apresentava as alterações a serem efectuadas.
Foi então agendada uma reunião entre a "Janela Aberta" e a Directora Regional, Fátima Lopes, para dia 28 Novembro, pensado-se que esta seria para encontrar uma solução para o Centro. Mas nada disso se passou, em vez de soluções, foi entregue pessoalmente aos responsáveis do Centro uma notificação em como o acordo entre a Segurança Social e a instituição iria findar sendo-lhe retirado a tutela das crianças para outra instituição.
NOTA: Na notificação as irregularidades a serem corrigidas não eram especificas sendo esta notificação inconclusiva pois a "Janela Aberta" não sabe o que deve corrigir.
No dia seguinte,29 de Novembro, foi então feita a recolha das crianças nas suas respectivas escolas, sendo o conselho directivo das mesmas previamente avisado. As crianças foram transferidas para o Centro de Ocupação Infantil (COI) no Pinhal Novo, a 50km de distância da "Janela Aberta".
NOTA: De estranhar como se consegue avisar os conselhos directivos, preparar uma associação para receber 28 crianças e respectivo transporte de uma noite para o dia seguinte.

Foi desta forma muito estranha que este processo foi realizado, levantando muitas questões de ética, sociais e de responsabilidade civil.

CURIOSIDADES:
- O financiamento destes tipo de instituições é feito por cabeça, ou seja, quanto mais jovens tiverem mais recebem da SEgurança Social, o que nos leva a pensar se a cor partidária do director da COI e da Directora Fatima Lopes não são semelhantes.
- Várias tentativas por parte desta Directora foram feitas para controlar a "Janela Aberta", todas sem efeito.
- Como se consegue transferir 28 crianças, preparando tudo em menos de 24 horas, a mim parece-me que isto já estava tudo muito bem planeado.
- Fica no ar o porquê da perseguição desta senhora a esta instituição.

CONSEQUÊNCIAS:
- Foram retiradas 28 crianças da sua "casa" e aos seus "Pais" a um mês do Natal, isto para mim é um absurdo e mostra o autismo da senhora directora reginal da segurança social que não olha a meios para atingir os fins.
- Crianças de risco que foram anteriormente abandonadas pelos pais biológicos ou que fugiram de ambientes pouco saudáveis encontram-se outra vez numa situação semelhante, que consequÊncias terá para estes jovens e crianças?
- Isto é INJUSTIÇA SOCIAL!

PS: A JSD visitou as intalações e apenas refutámos as nossas ideias quanto a este caso absurdo de birras pessoais de uma pessoa, pois estas são de muito boa qualidade.

A JSD REPUDIA ACTOS DE INJUSTIÇA SOCIAL E DECLARA GUERRA ABERTA À DRA.FÁTIMA LOPES E TUDO FARÁ PARA DENUNCIAR ESTE CASO E TODOS OS OUTROS QUE POSSAM SURGIR NO FUTURO, POIS ESTA QUESTÃO É SUPRA PARTIDÁRIA E É A VIDA REAL DE CRIANÇAS E JOVENS COM QUE SE ANDA A BRINCAR POR PRAZER PESSOAL.

7 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

A este respeito por favor ver:~

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10D38xRKdujBNcFz8MSHkA.html

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/It6xHYV%2BztDUk6HJDXmYMA.html

http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?ContentId=228483&AreaId=23&SubAreaId=39&SubSubAreaId=79

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Davide Ferreira disse...

Parece que neste pais brinca-se com a vida das pessoas... É uma vergonha aquilo que foi feito à janela aberta!

Anónimo disse...

Injustiça Social, essa é sem dúvida a palavra.
"Mas as palavras nada podem contra a surdez da alma" - é necessário algo mais.., algo que diga Basta! está na altura de agir de reunir, de fazer aquilo que faz de nós seres sociais, está na altura de pedir a demissão dessa senhora que com toda a certeza não se vai ressentir com a sua acção de a poucas semanas do Natal, deixar crianças num sítio novo, amedrontadas e confusas com o que as espera. Demitam-na! peçam a sua demissão. Força JSD.

Anónimo disse...

É realmente lamentavel que existam pessoas como a Dra. Fátima Lopes indiferentes á vida sofredora de crianças, como é o caso das crianças e jovens da Janela Aberta.
Felizmente tive o prazer de conheçer a Presidente e o Vice-Presidente da instituição tal como as suas instalções e digo desde já que fiquei bastante surpreendida e satisfeita por saber que o Seixal tem uma instituição como a Janela Aberta cheia de optimas condições e acima de tudo de muito amor e carinho.Mesmo sem a prenseça das crianças foi notório um grnade sentimento dentro daquela instituição.
Espero sinceramente que esta grande injustiça seja resolvida rapidamente e que todas as crianças e jovens voltem ao conforto do seu lar onde são felizes e bem tratadas.
Enquanto militante da JSD da qual me orgulho muito de pertençer posso garantir que farei o que puder para pôr fim a esta injustiça.
Um grande bem haja para a Sra. Presidente da Janela Aberta por toda a dedicação e amor que demonstrou ter pela instituição.
E como nao poderia deixar de ser um grande bem haja para os meus companheiros que so demonstram ser pessoas de grande carácter e que eu tenho o prazer de conheçer.
Juntos e unidos vamos fazer justiça.

Anónimo disse...

O sentimento de impunidade que reina dentro dos militantes e caciques do PS faz destas coisas!!

Anónimo disse...

será posivel que nao consigo aranjar alguem que me apoi e ajude a manter as minhas filhas junto de mim porque foram abandonadas pela mãe?

Unknown disse...

por favor, quero encontrar o jornalista mauro santos para falar desta situacao fui um dos jovens transferidos da fundacao coi e por causa desse ato, sei que ja passou muitos anos mas continuo chocado como tanta gente sabe a verdade e nao fez nada, adorei que o jornalista mauro santos investigasse e partilhasse mostra ser um ser humano fora do normal pronto ajudar os outros e possivelmente conheceu a dra nidia abreu um anjo que nosso senhor guarda que tambem ajudou muita gente e acabou injusticada, uma senhora chamada joana ferreira falou da dra fatima lopes aqui nos comentarios há muita coisa por detras houve suborno, crime fiscal entre outras que o mauro santos aqui falou, mauro santos fico a espera de uma resposta sua porque quero falar consigo tenho uma proposta para si, muito obrigado e mauro santos a nidia abreu de certeza que esta muito feliz com o seu trabalho, é um verdadeiro jornalista

blogaqui?