quarta-feira, novembro 14, 2007

Sapal de Corroios novamente em risco?



Hoje chamamos à atenção para um comunicado - que transcrevemos na integra - do Grupo Flamingo, uma organização de defesa do ambiente do nosso Concelho, relativamente ao sapal de Corroios.
Desde já manifestamos a nossa indignação face aos factos relatados e interviremos brevemente nos locais adequados no sentido de apurar todos os factos relativos a este assunto.


COMUNICADO À POPULAÇÃO


Nova Tentativa de destruir o Sapal de Corroios está em preparação!Quando em Julho de 2003 foram, por Despacho do Secretário de Estado do Ordenamento doTerritório, anuladas as licenças de construção dos tanques para a engorda de peixes no Sapal deCorroios, a população de Miratejo/Corroios não cruzou os braços. O passo seguinte foi exigir ocumprimento do respectivo Despacho, no que dizia respeito à reposição, ao seu estado natural,da área destruída. As acções que imediatamente foram desencadeadas junto da Comissão deCoordenação do Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) e daCâmara Municipal do Seixal (CMS), nomeadamente a entrega de um abaixo assinado e aexigência do cumprimento da lei caíram em saco roto por parte das entidades oficiais. O silêncionão foi obra do acaso. Tratou-se de um laxismo concertado para arregimentar estratégias devoltar à carga numa altura mais favorável. Agora passados mais de quatro anos, aparecem numa Frente Unida contra os interesses dapopulação numa nova tentativa de destruir o que a natureza entretanto repôs. Foram quatro anos de estudos e pressões para contrariar a vontade popular. “Desenterraram” o mesmo projecto, amesma área, o mesmo método, utilizando argumentos rebuscados por mentes habilidosas, para obterem a aprovação da Câmara Municipal do Seixal. A população não se esquece que, tal como ela, também as Autarquias do Seixal (CâmaraMunicipal e Assembleia Municipal) repudiaram o atentado contra o Sapal de Corroios eexigiram a reposição do mesmo no seu estado natural, uma aprovando por unanimidade, em Agosto de 2001, um embargo às obras, a outra aprovando também por unanimidade uma moção,em Setembro de 2001. Este projecto não beneficia minimamente a economia local, como querem fazer passar. Apopulação local sai prejudicada, em benefício de interesses privados que se predispõem a criar 8 postos de trabalho, a meio tempo, e para tal necessitam de 17 hectares de um ecossistemanatural. Em suma a população só tem a perder, nada a ganhar!Continuemos todos, em uníssono, a lutar pelo Sapal de Corroios no seu estado natural, exigindo ao Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal que cumpra a sua palavra, não licencie este projecto, atente à vontade popular e de uma vez por todas considere o Sapal deCorroios/Restinga do Alfeite (Ponta dos Corvos) como a mais importante área natural e degrande biodiversidade do Concelho do Seixal, devendo assim ser considerada nos PlanosMunicipais de Ordenamento do Território.Subscreva e divulgue o abaixo-assinado! Juntos, o nosso protesto terá mais força!
Novembro de 2007
O Grupo Flamingo

3 comentários:

Anónimo disse...

Os Flamingos sabem que isto esta aqui neste BLOG?!?!

Ainda começam todos a voarrrrr

Anónimo disse...

E quando levantarem vôo, os flamingos vem para ao pé daqueles que os defendem e não daqueles que jocosamente vem ca deixar comentarios destes, mas enfim.

Eu devo dizer que não sou grande entendido em materia de natureza mas tento fazer a minha parte e acho claramente que a JSD deve fazer a pressão que for necessaria para este projecto que o Grupo Flamingo revela e bem, não seja levado Avante.

Filipe de Arede Nunes disse...

Confesso que não entendi a provocação do anónimo!
Subscrevo as palavras do Daniel! Péssimo projecto, sendo que a JSD se deve solidarizar com a posição assumida pelo grupo Flamingo, em consonancia com os eleitos do PSD no passado.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

blogaqui?