terça-feira, outubro 09, 2007

Seixal: A falta de vergonha não tem limites!


Apesar de já ter sido noticia do passado mês, não tivemos ainda oportunidade de nos pronunciarmos sobre o teor do Boletim Municipal do Seixal de 21 de Setembro passado – vulgo, órgão de propaganda da CMS – que se refere, em primeira página ao tratamento dos efluentes no nosso concelho.
De acordo com um dos subtítulos, os investimentos em curso asseguram o tratamento total dos efluentes até 2009, o que eventualmente poderia ser verdade se tal como se diz aqui (http://rumoabombordo.blogspot.com/2007/09/o-boletim-municipal-no-fala-verdade.html), parte significativa dos esgotos, por não existirem ligações à rede publica, não ficassem por ser tratados.
No entanto, o que mais nos surpreende neste trabalho jornalístico – não sei se assim se poderá chamar à propaganda da CMS, mas enfim – é a frase “O tratamento dos efluentes domésticos e industriais (esgotos) é uma das actividades fundamentais para o equilíbrio ambiental do Concelho e do País e uma garantia da sustentabilidade do desenvolvimento urbano, social e económico, indissociável da qualidade de vida das populações.”
Com a breca, vamos dissecar. Ora, se de acordo com a propaganda só em 2009 – depois de mais de 30 anos de executivo comunista na CMS! – é que se vai verificar o tratamento total dos esgotos, então o que é que andaram a fazer até agora? Será que só ao final deste tempo todo é que chegaram à conclusão que o tratamento dos esgotos é indissociável da qualidade de vida das populações? Estranho não é?
Diz ainda o artigo que a preservação do património ambiental tem sido o principal objectivo de actuação da CMS! Bolas, se esta é a principal preocupação da maioria comunista – ver infra, fotos e vídeos de descargas de esgotos para a Baia – então imaginamos – e infelizmente constatamos de facto – o que se passa com aquelas que não são as suas preocupações e prioridades!
O artigo diz ainda que a Baia não recebe esgotos, mas sim o Rio Coina. Pronto, tudo bem, não há problema! Afinal é o rio Coina que recebe os esgotos que vão desaguar bem atrás do centro de estágios do Benfica! Aí, não há problema nenhum!
Seja como for, embora a JSD do Seixal não fique satisfeita com as respostas – que aliás são elucidativas da incapacidade desta maioria de resolver em tempo os problemas graves que afectam o concelho – ficámos surpreendidos pela rapidez de resposta ao nosso Outdoor sobre esta temática. Se a CMS resolvesse os problemas da população tão depressa como faz propaganda – gastando o dinheiro dos munícipes – certamente que o Seixal seria um espaço muito mais agradável para se viver.

2 comentários:

Davide Ferreira disse...

Artigo 5 Estrelas, eu não diria melhor.

Anónimo disse...

grande sr este homem que escreve tão bem sobre coisas tão interessantes.

blogaqui?