quarta-feira, janeiro 09, 2008

JSD Seixal informa: Sapal de Corroios - Em marcha para a destruição!


Ao contrario do que seria de esperar - ou não, na medida em que as declarações do executivo da Câmara Municipal do Seixal davam já a entender a possibilidade de tal acontecer, a Câmara Municipal do Seixal, na sessão de Câmara do passado dia 19 de Dezembro de 2007, aprovou o estabelecimento de culturas marinhas no Sapal de Corroios.

Ficam para a história as declarações do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal em 2001, quando em frente às cameras de televisão dizia o contrário do que agora fez.

De salientar, que, o Partido Socialista votou ao lado da maioria comunista nesta matéria, tendo existido apenas duas abstenções dos vereadores eleitos pelo PSD.

Voltaremos a este assunto em breve, com mais informações, deixando desde já o nosso mais profudo lamento pela decisão tomada.

13 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos o Capitalismo ja chegou ao PCP, nojo, nojo, nojo.

Anónimo disse...

se fosse só o Capitalimo!!!!!!!! Parece que este sapal é aprovado pq a empresa que quer explorar este viveiro também tem terrenos no local onde vai ser a nova alternativa à EN10... NEGOCIATAS!

Anónimo disse...

entao a jsd nao quer a altenativa á en10?

Anónimo disse...

A alternativa a que custo ??? com calma a expropriação é efectuada, mas obras para campanhas sem dinheiro e rápidas, só saindo do bolso de todos nós.
Parece que alguém tem pressa, pena o operário leal não ser futurista e apenas consegue viver no presente.

Anónimo disse...

A vivelis em 2001 destruiu por completo a pateira que existia junto a ETAR da quinta da bomba, pateira de grande importância e por diversas vezes mencionada nos livros do Manuel Lima publicados pela câmara do seixal.
A viveilis disse diversas vezes que iria preservar essa pateira, mas acabou por aterra-la juntamente com os ninchos ecológicos de galinhas de agua, galeiroes, patos bravos….. a pateira que era o um dos locais que o Prof. Manuel lima mais apreciava e dava a conhecer aos seus alunos.
Esta destruição demonstra a sensibilidade para o ambiente desta empresa, que diversas vezes fotocópia paginas dos livros do Manuel lima para justificar que naquele local já existiu uma piscicultura, mas nunca vi no processo da câmara ou mesmo da CCDR as paginas que retratam a longa vegetação de sapal ou mesmo da pateira.
Sim a vegetação de sapal destruída pelas maquinas que a viveilis pagou para aterrar com outros materiais que não lamas de sapal, quando a licença passada pela CCDR não permitiu isso (violou a licença e a CCDR nada fez), violou igualmente a licença quando apenas podia recuperar a casa existente e não só aumentou a mesma como construiu outra, e que fez a CCDR em relação a isso? Não só não fez nada como parece que agora vai dar um prémio ao infractor juntamente com a câmara do seixal.
È neste Portugal que vivemos, onde os infractores são premiados e os defensores pelo interesse comum enxovalhados.
Será que existe uma versão por parte da viveilis para a destruição de sapal e da pateira, para as violações a licença emitida pela CCDR, já agora gostava de as conhecer.

Filipe de Arede Nunes disse...

Caro arbustus unedo. Subscrevo em absoluto os seus comentários e obrigado pela participação no nosso blog.
Quanto ao segundo anónimo temos de dizer o seguinte: a JSD Seixal, quer que a maioria comunista que governa o Seixal cumpra as suas promessas. Prometeu construir a alternativa à EN 10, portanto, deverá conclui-la.
No entanto, não quero acreditar que o licenciamento destes viveiros possa ter alguma coisa a ver com a finalização da alternativa à EN 10. Seria muitissimo grave que se demonstrasse tal coisa.
A JSD Seixal continuará a acompanhar este assunto nos próximos tempos.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Não sei como correu a votação, mas gostaria de saber se os vereadores do PS e PSD votaram contra?

Filipe de Arede Nunes disse...

Em resposta ao último anónimo, posso dizer que os vereadores do PSD se abstiveram e os do PS votaram a favor. Seja como for, pode consultar as deliberações da sessão de câmara se clicar na palavra em cor diferente no texto referente a esta temática na página principal do blog.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

caro Filipe não queres acreditar mas posso te dizer que é a mais pura das verdades..... com o tempo a porcaria vem ao de cima....

Filipe de Arede Nunes disse...

Caro arbustus unedo.
Não faço afirmações que não consigo demonstrar e provar.
A JSD Seixal irá estar em cima desse assunto, e perante o mais ligeiro indicio de que esses dois assuntos possam estar relacionados, interviremos impetuosamente.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

só gostaria de saber é porque é que os senhores anonimos ainda nao ganharam a coragem de se afirmar e assinarem com o seu nome. Nao tenho nada contra, mas... é so uma opiniao.

Maria M. M.

Anónimo disse...

Mas afinal o PSD está contra ou a favor da piscicultura? É que a abstenção dos vereadores do PSD na reunião da Câmara do Seixal só demonstram uma de duas coisas, ou que não têm posição definida, o que demonstra que o PSD não tem qualquer projecto para o Seixal, ou que não dão importância ao sapal e por isso não se importam com aquilo que vão construir no Sapal, o que demonstra que o PSD está-se a marimbar para o que possa acontecer no Seixal... Qualquer uma das situações só demonstra que o PSD não é uma oposição credivel!

Filipe de Arede Nunes disse...

Ao anónimo anterior.
Caro amigo, não leu o post?
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

blogaqui?